Inicio > Laicos > Textos y artículos > Processo de reflexão para Leigos e Irmãos

 


 


 



 


Emili Turú - La Valla: casa de la luz

Emili Turú
Superior general



 

FMSI

Conectarse

Hermanos maristas

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Foto de hoy

Francia: Comisión europea Hermanos Hoy, Paris

Hermanos maristas - Archivo de fotos

Archivo de fotos

 

Últimas novedades

Archivo de novedades

 

Calendario marista

27 mayo

Santos: Agustín de Cantorbery y Cirilo.

Calendario marista - mayo

Processo de reflexão para Leigos e Irmãos

 

Relação entre Irmãos e Leigos/as
2012-09-30: Secretariado de Leigos Maristas

En otras lenguas
English  Español  Français  


Baixar as fichas | Qual é o objetivo desta caminhada?

O Secretariado dos Leigos propõe, na página web, uma coleção de fichas como instrumento de reflexão sobre a nova relação entre Irmãos, Leigos/as, conforme proposta do XXI Capítulo geral. Com esse material o Secretariado quis oferecer pistas de resposta às implicações dessa “nova relação”, baseada na comunhão, e promovendo juntos mais vitalidade para o carisma, no mundo de hoje.

class=imgshadowO Capítulo assinala algo novo na relação; ainda que tal relação já exista, indica nela referenciais novos. Ao explicitar Irmãos, Leigas e Leigos, afirma uma especificidade vocacional. A expressão “baseada na comunhão” rompe diferenças e categorias. “Promovendo juntos” faz referência à corresponsabilidade, a mãos dadas. A expressão “vitalidade do carisma” inclui que o carisma já é propriedade de todos.

A reflexão processual, proposta nas dez fichas, recorda que - leigas, leigos e Irmãos condividindo o mesmo carisma marista, - suas vocações específicas são ordenadas umas às outras; que, em sua diversidade, são complementares e que, nesse esforço de comunhão, “estamos mostrando o rosto mariano da Igreja que de fato queremos” (Ir. Emili Turú).

Refletir sobre a nova relação entre leigos e religiosos, neste momento do Instituto, é sem dúvida um ato de maturidade. Trata-se de uma poderosa certeza: o caminho da unidade é bom para a realização do Reino em cada membro e na instituição mediada por suas obras. Não estamos inventando o Evangelho. Estamos unindo forças para sua realização. O futuro marista é futuro de comunhão.

A reflexão proposta é um convite para viver um processo. Os eixos apresentados na proposta convertem-se num desafio de conversão, em oportunidade de oração. A partir desses eixos, queremos introduzir o diálogo fraterno como oportunidade de partilha, como maristas; é isso que anima nosso coração e nossos olhos anteveem. Ter o mesmo horizonte e buscá-lo juntos é o nosso desejo. As fichas contêm um texto, um ppt de motivação e algumas perguntas para a reflexão pessoal ou grupal. Para cada uma das fichas é sugerido também algum documento ou artigo complementar.

2044 visitas