Home > Marist World > Brazil: Encontro Nacional de Jovens Irmãos do Brasil Marista



 

 



Loading

 

Social networking

Marist Brothers

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Today's picture

Zimbabwe: Marist Youth Ministry Group of Nyanga High School

Marist Brothers - Archive of pictures

Archive of pictures

 

Latest updates

Archive of updates

 

Marist Calendar

2 September

Saint Ingrid of Sweden

Marist Calendar - September

 

Marist network

Archive of updates

Encontro Nacional de Jovens Irmãos do Brasil Marista

 

Archive: 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004

20/08/2012: Brazil

 

No mês passado, em Campinas, a UMBRASIL realizou o Encontro Nacional de Jovens Irmãos do Brasil Marista. Os irmãos, no final do encontro, enviaram aos irmãos a seguinte mensagem:

Campinas (SP), 16 de julho de 2012.

Nós, Jovens Irmãos do Brasil Marista, reunidos em Campinas(SP), sentimo-nos movidos e interpelados pelas palavras de Jesus: “E vós, quem dizeis que eu sou?” (Mt 16,15). Foi com essa indagação que nos pusemos a refletir sobre nossa identidade e missão enquanto jovens consagrados, em sinal de fidelidade às nossas origens como Irmãos de Champagnat.

Num clima de alegria, entusiasmo e fraternidade, sentimos o congregar das cores e sabores que tecem a vida e a missão marista no Brasil. Percebemos que nossa identidade é relacional e múltipla. Somos uma juventude consagrada de múltiplas facetas e trazemos dos nossos cantos e lugares um intenso ardor apostólico. Sentamos em torno à mesa da fraternidade, nos demos a conhecer uns aos outros, partilhando nossas vidas, sonhos, indagações e esperanças.

No contexto de celebração dos 50 anos da convocação do Concílio Vaticano II, torna-se importante fazermos uma memória histórica, para que, como Jovens Irmãos Maristas, não deixemos que se percam os apelos feitos à Vida Consagrada. Somos provocados a intuir que “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias das crianças e jovens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; e não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no seu coração.” (cf. GS 1)

Ao olharmos a realidade amazônica, percebemos o rico testemunho dos nossos Irmãos, leigas e leigos, vivido de forma interinstitucional e intercongregacional, que nos remete às nossas origens maristas e nos convida a voltar às fontes para legitimar nossa identidade missionária, audaciosa, profética e com os pés fincados no chão da realidade.

Como jovens, desejamos forjar uma vida consagrada nova e fortemente arraigada no Evangelho, comprometendo-nos a:

* Viver e testemunhar a alegria da consagração no seguimento a Jesus Cristo, o crucificado-ressuscitado;

*  Contribuir para a vivência de relações comunitárias mais humanizadoras, fraternas, em que as diferenças geracionais não sejam um obstáculo, mas uma oportunidade para o diálogo;

*  Cultivar uma vida orante, centrada na Palavra de Deus,e na contemplação das realidades, que garanta sentido à Consagração, rompendo com toda a superficialidade;

*  Exercitar uma escuta atenta dos apelos de Deus na realidade, por meio de um discernimento pessoal e comunitário;

*  Fortalecer nossa identidade de Pequenos Irmãos de Maria, que, congregados em torno de um mesmo sonho, têm a possibilidade de sinalizar uma vida simples, profética e comprometida com o Reino de Deus;

*  Lançar-se com ousadia num trabalho apostólico, que nos desinstale e forme o nosso coração para a missionariedade, sobretudo, nos lugares onde a vida está ameaçada;

*  Firmar nosso desejo de um maior comprometimento com a missão em terras amazônicas, na certeza de que este chão, bem como as lutas e necessidades dos povos pan-amazônicos,são apelos de uma nova terra;

*  Educar nossas posturas para a promoção da sustentabilidade do planeta;

*  Contribuir na construção do Projeto “Discípulos Missionários Maristas na e para a Amazônia”.

Como fruto de nossas reflexões e anseios, desejamos que as Províncias:

* Formem os Irmãos para o cultivo de um espírito missionário. Concretamente, que seja garantida a presença de Irmãos noviços em estágio apostólico, bem como Jovens Irmãos, em experiências missionárias na Amazônia.

*  Garantam a realização do Encontro Nacional de Jovens Irmãos, de 2015, em território amazônico;

*  Que o Projeto “Discípulos Missionários Maristas na e para a Amazônia” entre nas orações e nas pautas dos Conselhos Provinciais.

A indagação de Jesus permanece: “E vós, quem dizeis que eu sou?” (Mt 16,15). Estamos conscientes de que tal resposta será dada numa vivência comprometida da consagração. Por isso, conscientes das nossas limitações e potencialidades, reafirmamos nossa identidade e desejo de garantir a vitalidade da missão marista no mundo.

Para nos acompanhar rumamos daqui com uma inquietude: Qual será a grande loucura que nós maristas faremos por Deus hoje? A que loucura Champagnat nos provoca hoje? A resposta está em nossas mãos.

Que Maria da visitação nos ajude a responder aos apelos da Vida Consagrada nos dias de hoje e, assim, cheguemos a uma nova terra em tempos de mudança.

Jovens Irmãos Maristas do Brasil 

Jovens Irmãos Maristas do Brasil

1370 visits