Home > Marist World > Brazil: PUCRS: Missão Internacional resulta em convênios e projetos futuros

 

May 8 - Br. Henri Vergès


 


 



 


Social networking

Marist Brothers

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Today's picture

Ireland: Moyle Park College Dublin

Marist Brothers - Archive of pictures

Archive of pictures

 

Latest updates

 


Calls of the XXII General Chapter



FMSI


Archive of updates

 

Marist Calendar

20 May

Saint Bernardine of Siena
1789: the birth of Saint Marcellin Champagnat in Rosey, near the town of Marlhes

Marist Calendar - May

PUCRS: Missão Internacional resulta em convênios e projetos futuros

 

Archive: 2019 | 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004

01/02/2013: Brazil

 

src=http://www3.pucrs.br/pucrs/img/i_logomarca_pucrs.pngTerminou nesta terça-feira, 29 de janeiro, a missão internacional liderada pelo Reitor, Joaquim Clotet, em países como a Alemanha, Portugal e Reino Unido. Durante quase duas semanas ocorreram visitas à universidades e instituições, na busca de parcerias e novos projetos de cooperação. Na Alemanha, a comitiva esteve no Instituto Max Planck de Direito e Política Social de Munique, com o qual a PUCRS mantém cooperação científica em áreas como humanidades, direito e saúde; e na Sociedade Fraunhofer, a maior organização de pesquisa aplicada da Europa, com o qual a Universidade possui interação e cooperação na área de engenharia de software experimental.

Em Portugal, foi assinado convênio com a Universidade de Aveiro para o desenvolvimento de pesquisas em áreas diversas, além de atividades acadêmicas e culturais entre as instituições. O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento, Jorge Audy, adianta que em junho uma comitiva da instituição visitará a PUCRS. "Vamos aprofundar a cooperação nas áreas de geriatria e gerontologia, neurociências e petróleo", destaca. Na Universidade de Coimbra ocorreu um almoço com alunos da Universidade que realizam intercâmbio no local, e Clotet pode ouvir dos estudantes suas expectativas e experiências.

A Universidade Nova de Lisboa (UNL) também esteve no roteiro. Ocorreram reuniões na Faculdade de Ciências e Tecnologia, e foram propostas pesquisas em conjunto nas áreas de engenharias, química, ciência da computação, incubação de empresas e parques tecnológicos. Clotet e o reitor, Antonio Rendas, assinaram um Protocolo de Co-Tutela Internacional de Tese de Doutoramento, envolvendo o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia dos Materiais da Faculdade de Engenharia da PUCRS e o Programa Doutoral em Química Sustentável da UNL.

Já na sexta etapa da Missão a comitiva seguiu para o Reino Unido, em Newcastle, na Newcastle University, e depois em Londres, no King’s College. Em Newcastle, ocorreu um encontro com alunos de graduação dos cursos de Engenharia Elétrica e de Arquitetura e Urbanismo, bolsistas do programa Ciências sem Fronteiras, com alunos em doutorado sanduíche, e com professores das Faculdades de Informática, Química e Odontologia que têm interação com pesquisadores ingleses. As duas universidades realizaram apresentações e discutiram como ampliar as colaborações existentes em relação à mobilidade acadêmica. Foi assinado também um convênio de colaboração bilateral, em cerimônia oficial organizada pelo Escritório de Relações Internacionais - o convênio possibilitará a consolidação das parcerias já existentes entre as universidades desde 2011, e busca ainda alavancar a colaboração em diversas áreas de interesse.

No King’s College o grupo esteve com o Reitor da instituição, Rick Trainor (foto), e com o diretor da School of Biomedical Sciences, Roger Morris. A reunião buscou promover a cooperação acadêmica e o intercambio cientifico entre as instituições.

281 visits