Home > Marist World > Brazil: Capítulo Provincial Brasil Sul-Amazônia - Primeiro dia

 

April 18 - 20 years of the
Canonization of Marcellin Champagnat


 


 



 


Social networking

Marist Brothers

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Today's picture

Philippines: MAPAC

Marist Brothers - Archive of pictures

Archive of pictures

 

Latest updates

 


Calls of the XXII General Chapter



FMSI


Archive of updates

 

Marist Calendar

23 April

Saint George, Martyr
World Day of Scouts

Marist Calendar - April

Capítulo Provincial Brasil Sul-Amazônia - Primeiro dia

 

Archive: 2019 | 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004

04/12/2018: Brazil

 

Começa o 2º Capítulo Provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia
Encontro define os horizontes para o próximo Triênio

Leia mais sobre o capítulo nesse link

O 2º Capítulo Provincial teve início na manhã da segunda-feira, 3 de dezembro, em Veranópolis (RS). Mais de 70 Irmãos, Leigos, Leigas e jovens estarão reunidos ao longo da semana para a principal assembleia deliberativa da Província Marista Brasil Sul-Amazônia. Guiados pelo tema Juntos, sejamos pontes e farol de esperança, eles definirão os rumos da instituição pelos próximos três anos.

A programação começou com um momento de oração e uma sensibilização para a vivência do Capítulo. O Presidente da Rede Marista e Provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, Ir. Inacio Etges, abriu os trabalhos convidando todos a ouvir os ecos que serão proporcionados ao longo da semana. “Que possamos nos dispor e inspirar no Espírito, olhando para o futuro e fazendo o que Ele nos conclamar”, declarou. Na sequência, os Irmãos Óscar Vicario, da Espanha, SylvainRamandimbiarisoa, de Madagascar (ambos Conselheiros-Gerais do Instituto Marista) e Deivis Fischer (Vice-Presidente), juntamente com o Padre Carlos Gustavo Haas (Capelão da PUCRS), compuseram a mesa para a abertura oficial do encontro.

Relembrar e construir

O 2º Capítulo Provincial conta com três elementos centrais que nortearão as atividades ao longo da semana: Memória, Construção e Compromisso. Nesse sentido, o Ir. Deivis Fischer fez uma recapitulação do último Triênio, abordando desde a fundação da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, em 2015, até todo o processo preparatório e de definição da temática Juntos sejamos pontes e farol de esperança. Os Irmãos Óscar Vicario e SylvainRamandimbiarisoa foram chamados para fazer uma sensibilização a partir deste tema, bem como um resgate do XXII Capítulo Geral, realizado no ano passado.

Essa fala foi aberta por um vídeo de saudação e motivação do Superior-Geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sánchez, que ressaltou a importância da criação coletiva. “O Capítulo é um tempo de sonhar, construir e escutar Deus juntos”, pontuou. Na mesma linha, Ir. Óscar reforçou que “só é possível ser farol em comunidade”. Já o Ir. Sylvain recordou que os diálogos da assembleia dessa semana vão ao encontro dos principais apelos do Instituto Marista. “Precisamos nos perguntar o que Deus quer que sejamos e o que devemos fazer”, refletiu.

Primeiras definições

A manhã se encerrou com a eleição da Comissão Central do Capítulo. O Ir. Evilázio Teixeira foi escolhido como Coordenador, os Irmãos Manuir Mentges e Deivis Fischer como Moderadores e os Irmãos José Carlos da Silvia Bittencourt e Francisco Arnold como Secretários. O Ir. André Luís Dall’ Agnol e o Ir. Valdinei Gabardo são os Escrutinadores. “É importante que ao fim desta semana saiamos com os horizontes do próximo Triênio,” frisou o Ir. Evilázio. “Que durante o Capítulo possamos olhar para o futuro a partir do discernimento, dando as respostas que a instituição necessita neste momento”.

O dia segue com a aprovação da programação do Capítulo e com o primeiro painel do encontro, que tem Missão como tema. À noite, ocorre a cerimônia de posse do Ir. Inacio Etges, que será reconduzido à função de Provincial.

245 visits