Home > Marist World > Brazil: Província Marista Brasil Centro-Sul lança campanha Sangue Marista para incentivar doação

 



Wherever you go

Rule of Life of the Marist Brothers


 



 


Social networking

Marist Brothers

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Today's picture

Australia: Australian Catholic Youth Festival - Perth

Marist Brothers - Archive of pictures

Archive of pictures

 

Latest updates

 


Calls of the XXII General Chapter



FMSI


Archive of updates

 

Marist Calendar

9 December

Saint Juan Diego
1879, death of Br. Louis-Marie, second Superior General of the Marist Brothers

Marist Calendar - December

Província Marista Brasil Centro-Sul lança campanha Sangue Marista para incentivar doação

 

Archive: 2019 | 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004

05/09/2019: Brazil

 

“Doar sangue é um ato de amor e solidariedade. É um ato Marista”. Este é o lema da campanha Sangue Marista, que está sendo promovida pela Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) em celebração ao Dia do Marista. A campanha segue até o final do mês de setembro.

Durante a campanha, os Maristas de Champagnat são chamados a se colocarem a serviço do próximo, não importando quem será beneficiado. O doador ainda pode fazer seu cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Com esse gesto simples, as pessoas que receberão o sangue terão novas oportunidades, novos sonhos, novas chances de recomeçar.  

Iniciativa

Dhiovana Conde, de 23 anos, integrante do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) e da Pastoral Juvenil Marista na PUCPR em Londrina, conta que a ideia de promover campanhas de doação de sangue surgiu há alguns anos entre os jovens, depois de uma Missão Solidária Marista (MSM). Inicialmente, o enfoque era ajudar a repor os estoques nos bancos de sangue por causa do período de Carnaval.

“O protagonismo do jovem voluntário é muito importante na sociedade. Também permite que ele possa ver como é a vivência de outras pessoas. Eu acho que esse é o intuito das Missões promovidas pelo Grupo Marista e pela Província, elas ajudam muito os jovens a saírem da bolha onde eles vivem e emergirem em uma outra realidade, verem uma nova perspectiva. Muitos saem motivados a ajudar o próximo, a mudar o mundo e também mudam a si próprios”, conta Dhiovana.

A partir desta animação dos jovens, a ideia foi se espalhando pela PMBCS e várias outras iniciativas pontuais já foram realizadas, inclusive para celebrar o ano do Bicentenário Marista, em 2017.

Em 2019 a proposta é fortalecer e ampliar a iniciativa dos jovens, envolvendo todos os públicos do universo Marista: Irmãos, colaboradores, Leigos e Leigas, membros dos movimentos laicais (como o Laicato Jovem e o Movimento Champagnat da Família Marista) e alunos da PUCPR, bem como seus familiares, amigos, vizinhos e todos que se interessarem em participar. Cada grupo poderá desenvolver a campanha de acordo com sua realidade local.

“É interessante realizar esta campanha próximo do Dia do Marista porque ela ganha ainda mais sentido e pode se tornar uma tradição”, comenta Laura Ferraz, colaboradora da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS.

Outro dado que torna relevante a iniciativa de levar mais pessoas aos bancos de sangue é que, nos períodos de inverno, férias e feriados prolongados, o número de doações de sangue costuma cair cerca de 30%.

 

Como participar?

Para participar da campanha, basta procurar uma unidade do Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná). O órgão, que faz parte da Secretaria de Estado de Saúde, é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

Procure a unidade mais próxima e faça sua doação. Convide também amigos e familiares para realizarem este gesto. Na hora da doação informe o código 1059, que identifica a Campanha.

Se estiver fora do Paraná, procure o banco de sangue de sua cidade.

Registre esse importante momento e compartilhe uma foto nas redes sociais, incluindo na legenda a expressão #sanguemaristadoe para incentivar outras pessoas. Visite a página da campanha para saber mais.

518 visits