Home > Marist World > Kenya: Fórum Social Mundial 2007

 


 



 


Social networking

Marist Brothers

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Today's picture

Kenya: Marist International Center, MIC - Nairobi

Marist Brothers - Archive of pictures

Archive of pictures

 

Latest updates

 


Calls of the XXII General Chapter



FMSI


Archive of updates

 

Marist Calendar

16 October

Saint Gerard Majella
World Day of Nutrition (UN)

Marist Calendar - October

Fórum Social Mundial 2007

 

Archive: 2019 | 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004

03/01/2007: Kenya

 

hspace=5De 20 a 24 de janeiro de 2007, acontece no Moi Internacional Sports Center Kasarani, Nairobi, Kenya / África, a 7ª edição do FSM, organizado em torno de nove (9) objetivos gerais, que foram definidos a partir de uma consulta sobre as ações, campanhas e lutas em que estão envolvidas as organizações participantes do FSM 2007, realizada entre junho e agosto de 2006. São eles:
1. Pela construção de um mundo de paz, justiça, ética e respeito pelas espiritualidades diversas;
2. Pela libertação do mundo do domínio das multinacionais e do capital financeiro;
3. Pelo acesso universal e sustentável aos bens comuns da humanidade e da natureza;
4. Pela democratização do conhecimento e da informação;
5. Pela dignidade, diversidade, garantia da igualdade de gênero e eliminação de todas as formas de discriminação;
6. Pela garantia dos direitos econômicos, sociais, humanos e culturais, especialmente os direitos à alimentação, saúde, educação, habitação, emprego e trabalho digno;
7. Pela construção de uma ordem mundial baseada na soberania, na autodeterminação e nos direitos dos povos;
8. Pela construção de uma economia centrada nos povos e na sustentabilidade;
9. Pela construção de estruturas políticas realmente democráticas e instituições com a participação da população nas decisões e controle dos negócios e recursos públicos
Além da cobertura dos jornais, rádio, TV, é possível acompanhar o desenrolar e as novidades sobre a programação do FSM 2007 através do site www.worldsocialforum.org.
“Um outro mundo… é possível!” (Another world is... possible!”) é uma saudação já consagrada entre os participantes dos FSM. Assim, a beleza de um Fórum na África e suas contradições, escolheu Nairóbi, Quênia, como a praça de todos quantos sonham com um outro mundo possível. Estima-se a participação de aproximadamente 150 mil pessoas.
O Quênia é o país do Kilimanjaro (montanha mais alta da África com 5.895m de altitude), que se divide com a Tanzânia, que hoje tem 82% dos glaciais derretidos por conta do aquecimento global... É também o lugar do imenso lago Vitória que se divide com outros países africanos. É também país vizinho da Etiópia e Somália, onde acontece mais uma guerra, muitas vezes atravessando a fronteira... O país já foi colônia de Portugal, depois foi ocupado por árabes e posteriormente, colônia inglesa.
O país encontra-se situado a leste do continente africano, praticamente na linha do equador, tem 560 mil km2, sendo 88% de seu território entre árido e semi-árido, tem uma população de aproximadamente 30 milhões de pessoas, das quais 82% ainda vivem no campo... Tem 42 etnias, cada uma vivendo segundo seus costumes. Além das línguas tribais, o idioma mais falado é o inglês.
De acordo com dados oficiais divulgados pela mídia, aproximadamente 50% da população vive abaixo da linha da pobreza, mais concentrada no campo e ao norte do Quênia. Como a área de cultivo é restrita, há muita pressão sobre o ambiente e disputa pelas terras. Essa situação se agrava consideravelmente quando passa por longas secas ou períodos de terríveis enchentes. Por tudo isso, o país não é tudo aquilo que se imagina da África; vai muito além.
Pelas maravilhosas matérias que assistimos no discovery channel, national geographic, dentre outros, os parques nacionais são muito amplos e bonitos. A Reserva Nacional de Masai Mara, por exemplo, que fica a mais ou menos seis horas de Nairóbi, tem 1.510 km2 e uma população estimada em 1,5 milhão animais... É o mais importante ponto de visitação turística do país e um dos mais famosos do planeta. Daí a preocupação de se preservar essas áreas e a biodiversidade, inclusive em função do turismo.
Há quem critique o Fórum por não passar da uma feira de idéias e trocas, mas que não se desdobra em nenhuma estratégia de mudança. E também que já estaria ficando repetitivo. Todavia, em tais Fóruns Mundiais os desafios globais se socializam e se fortalecem redes em defesa de tantas questões, não é mesmo. Basta lembrar a questão da água, por exemplo. Críticas à parte, num mundo de desafios globais é essencial globalizar as experiências, as esperanças e também as frustrações. Quem sabe o FSM 2007, no território onde o ser humano deu seus primeiros passos (?!), contribua para restituir esperanças à quebrantada alma da humanidade.
O Ir. Jorge Gaio e os dois leigos, Bárbara Pimpão e Marcos Barbosa, representantes da Província Marista do Brasil Centro-Sul no FSM 2007, estão hospedados no Marist International Centre de Nairobi, Kenya

Fotos 1

Fotos 2

prof. Ir. Benê Oliveira, fms
PUCPR – Diretoria de Relações Internas – Pró–Reitoria Comunitária e de Extensão
CURITIBA, PR, Brasil

602 visits