Inicio > Biblioteca > Circulares > H. Marcellin Champagnat - 24/08/1835

 


 


 



 


Emili Turú - La Valla: casa de la luz

Emili Turú
Superior general



 

FMSI

Conectarse

Hermanos maristas

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Foto de hoy

España: Encuentro de la Conferencia Europea Marista en Alcalá de Henares

Hermanos maristas - Archivo de fotos

Archivo de fotos

 

Últimas novedades

Archivo de novedades

 

Calendario marista

27 abril

Santos: Nuestra Señora de Montserrat y Pedro Canisio

Calendario marista - abril

Carta de Marcelino - 062

 

H. Marcellin Champagnat
24/08/1835 - Vol. I, n. 5
Circular 5



En otras lenguas
English  Español  Français  

Convocação para o retiro e as férias. Na carta circular, o Padre Champagnat solicita aos Irmãos que transmitam o seguinte recado aos candidatos que estiverem para pedir ingresso em lHermitage: Que venham somente a partir do dia 15 de outubro. Portanto, dá a entender que os Irmãos vindos das escolas estarão ocupando a casa até aquela data.

Caríssimos Irmãos,
Neste momento posso dirigir a vocês as palavras do nosso divino Salvador, quando disse a seus discípulos: Venham descansar um pouco em um lugar solitário. (Mc 6,31)
Venham repousar e refazer as forças num lugar de paz, de silêncio e de recolhimento, venham com as mesmas disposições que tinham os apóstolos no Cenáculo e, como a multidão dos primeiros cristãos eram um só coração e uma só alma, esforçar-nos-emos por reproduzir em nossa conduta as virtudes de que nos deram tão belos exemplos. Mas, para que nada venha a perturbar a ordem nesse encontro de todos, é bom observar o seguinte:
1o) Ao chegar, fazer uma visita ao Ssmo. Sacramento, ao superior ou ao seu substituto ao qual se deve apresentar o livro de contas.
2o) Dirigir-se ao lugar para onde forem designados, sem se demorar a tagarelar inutilmente (os números dos respectivos lugares serão indicados quando chegarem).
3o) Longe de se julgarem dispensados do regulamento quando vêm à casa mãe, os Irmãos dos estabelecimentos devem ser os primeiros a cumpri-lo.
4o) Caso se cometa ou se tenha cometido alguma falta contra o regulamento, avisar somente a quem pode remediar.
5o) Não abandonar o próprio serviço sem permissão de quem preside. Trazer todos os catálogos que se encontram nos estabelecimentos, os livros ao uso dos Irmãos, o Manual, o Livro de Ouro, o Catecismo, a História Sagrada, o livro de Missa, o Método de oração mental, a Tabela cronológica, a Gramática de LHomond, a Aritmética decimal, a Geometria e os instrumentos ad hoc.
Pede-se o favor de saldar, enquanto possível, o débito com a biblioteca. O número considerável de noviços que não puderam pagar nada da pensão, os gastos vultosos que foram feitos são outros tantos motivos que me induzem a dar esta recomendação.
Desejamos que todos cheguem aqui terça feira, 16 de setembro. Queiram precaver-se para não faltar à pontualidade, pois o retiro começará provavelmente logo a seguir.
Digam aos noviços que pretendiam vir com vocês que só poderão ser recebidos a partir de 15 de outubro, porque seria impossível arranjar lugar para eles, devido ao grupo numeroso que entrou neste ano.
Aguardando o prazer de abraçá-los, tenho a honra de ser seu dedicado pai em Jesus e Maria.

P.S. Cada um deve trazer uma camisa, um lenço, um boné marcados assim: (.........) M. n.º 15 (toda a sua roupa deve estar marcada).
PS. O Ir. Lyguory está pensando em passar pela comunidade ainda esse ano pela última vez.

1797 visitas