Inicio > Biblioteca > Circulares > H. Marcellin Champagnat - 21/08/1838

 


 


 



 


Emili Turú - La Valla: casa de la luz

Emili Turú
Superior general



 

FMSI

Conectarse

Hermanos maristas

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Foto de hoy

Bangladesh: Giasnogor

Hermanos maristas - Archivo de fotos

Archivo de fotos

 

Últimas novedades

Archivo de novedades

 

Calendario marista

29 mayo

Santos: Justo, Maximiliano y Sofía.
1955: beatificación de Marcelino Champagnat por el papa Pío XII.

Calendario marista - mayo

Carta de Marcelino - 210

 

H. Marcellin Champagnat
21/08/1838 - Vol. I, n. 14
Circular 14



En otras lenguas
English  Español  Français  

Como fazia todos os anos, ao se aproximar a época das férias e do retiro, o Padre Champagnat manda uma Circular aos Irmãos, dando com bastante antecedência as indicações úteis para que toda a movimentação do fim de ano letivo aconteça sem maiores atropelos.
É a primeira vez que o Fundador solicita aos Irmãos que tragam o histórico de cada escola. Esta Circular foi litografada pelo Irmão Marie Jubin. Das três cópias que existem, esta era para os Irmãos de Semur em Brionnais. O P.S. foi acrescentado por algum secretário.

Meus caríssimos Irmãos,
Como nos anos anteriores, nossas férias começam no dia 28 de setembro. Queiram dirigir-se à Casa Mãe logo que puderem, a fim de que todos estejam presentes para o retiro anual que começa nos primeiros dias de outubro, como vocês já sabem. Gosto muito de lhes anunciar um final, digo melhor, uma folguinha em suas cansativas lides escolares.
Venham todos se reunir e reaquecer no santuário que presenciou vocês se tornarem os filhos da mais carinhosa das Mães. Com a mais gratificante alegria iremos ver vocês renovarem num só espírito e atestarem solenemente a Maria que querem todos viver e morrer amparados por Ela, depois de terem fielmente cumprido a palavra que lhe deram publicamente. Meus caríssimos Irmãos, é na união de Jesus e Maria que meu coração, deliciosamente reclinado, vem dizer-lhes quanto lhes quero bem.
Ordenamos que os Irmãos Diretores:
1o) não dêem férias antes do dia 26 de setembro;
2o) não deixem conta nenhuma a pagar;
3o) leiam o capítulo X da Regra, a fim de cumprirem os artigos que ali constam;
4o) redijam o histórico do estabelecimento, relatando os acontecimentos mais importantes do ano: número de alunos que freqüentaram a escola no inverno e no verão; as visitas dos inspetores ou de outras autoridades etc.
Todo seu, nos Sagrados Corações,
Champagnat, Sup.

Esquecemos de colocar na mala o relógio de Thissyer, de Digoin. Quando vierem reclamar, digam-lhes que os Irmãos o levarão de volta quando retornarem a Semur, depois das férias. Quanto à mala, digam a eles que não a encontramos. Deve ter ido parar em Roanne.

1818 visitas