Católica de Santa Catarina

Brazil, Jaraguá do Sul
http://www.catolicasc.org.br

A ideia de se criar uma fundação mantenedora de ensino superior em Jaraguá do Sul nasceu por iniciativa de um líder religioso, cujas ações estavam associadas à preocupação com a educação da juventude. Em 1973, aliando-se a outras lideranças locais, o padre Elemar Scheid conseguiu tornar realidade a Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), instituída pela Lei Municipal nº 439/73, de 31 de agosto. O primeiro curso oferecido pela FERJ foi o de Estudos Sociais, no ano de 1976, visando à formação de professores. Os cursos criados posteriormente expandiram a atuação da Instituição, a fim de atender às demandas da região, articuladas com o desenvolvimento econômico local.

Em 1985, foi criado o Centro de Ensino Superior de Jaraguá do Sul, através do Parecer nº 297/85, de 09/07/85, do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina - CEE/SC.

O Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ foi credenciado através da Resolução nº 014/2000 do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina e do Decreto Governamental nº 1.165/2000, publicado no Diário Oficial do Estado em 03/05/2000, para um período de cinco anos. Foi renovado o credenciamento pelo Parecer nº 045/CEE e Resolução nº 013/CEE, aprovados em 19/04/2005, e pelo Decreto Governamental nº 3.156, de 16 de maio de 2005, pelo prazo de mais cinco anos, com vigência até maio de 2010.

Em novembro de 2009, a UNERJ foi submetida à Avaliação Externa pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, obtendo renovação do credenciamento por mais seis anos, com vigência até 2015, conforme Parecer nº 454/CEE, Resolução nº 103/CEE, de 24 de novembro de 2009, e Decreto Governamental nº 2.930, publicado no Diário Oficial nº 18.756 de 21 de dezembro de 2009.

O Padre Elemar Scheid exerceu a presidência da Fundação até 1978. A partir dessa data a Professora Carla Schreiner assumiu a presidência da FERJ e a direção do Centro de Ensino Superior de Jaraguá do Sul, para a qual foi reeleita sucessivamente. No ano 2000, com a transformação para Centro Universitário, a Professora Carla Schreiner foi eleita Reitora da UNERJ, tendo exercido o cargo por dois mandatos até 31 de janeiro de 2008.

No dia 1º de fevereiro de 2008 a Professora Pedra Santana Alves assumiu o cargo de Reitora da UNERJ, para o período de 1º de fevereiro de 2008 a 31 de janeiro de 2012. O cargo de Presidente da FERJ é exercido pelo Sr. Frederico Unterberger, com mandato até 19/10/2013.

A Fundação Educacional Regional Jaraguaense - FERJ, mantenedora do Centro Universitário - Católica de Santa Catarina, caracteriza-se como uma instituição comunitária, ou seja, pertence à comunidade regional e não tem fins lucrativos. Assim, todo o seu superávit é obrigatoriamente reinvestido na sua finalidade. Suas contas são prestadas ao Ministério Público Estadual, após aprovação pelos seus Conselhos e parecer de auditoria independente.


Áreas de atuação

Para atender às demandas regionais e às necessidades contínuas de formação de pessoas, a Instituição atua nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.
No que se refere à graduação, relaciona-se a seguir os cursos oferecidos pela Instituição desde 1976:

  • Curso de Estudos Sociais (1976);
  • Cursos de Economia (1982) e Ciências Contábeis (1984) - ambos em convênio com a Fundação Educacional da Região de Joinville (FURJ);
  • Administração (1986), reestruturado para Administração e Linhas de Formação (2007);
  • Pedagogia (1988);
  • Ciências Contábeis (1993);
  • Letras Habilitação em Licenciatura em Português e Inglês e Bacharelado em Secretário Executivo Bilíngue em Português e Inglês (1993);
  • Letras - Habilitação Licenciatura em Alemão (1996);
  • Arquitetura e Urbanismo (1996) - convênio com a Universidade Regional de Blumenau (FURB);
  • Tecnologia em Mecânica (1998);
  • Arquitetura e Urbanismo (1998) - curso próprio;
  • Direito (2000);
  • Curso Superior de Tecnologia em Eletroeletrônica (2000) - convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) - que teve denominação alterada para Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia;
  • Administração - Habilitação em Comércio Exterior (2000), reestruturado para Administração - Linha de Formação em Comércio Exterior (2007);
  • Administração - Habilitação em Marketing (2000), reestruturado para Administração - Linha de Formação em Marketing (2007);
  • Letras - Habilitação Licenciatura em Língua Portuguesa e Inglesa (2000);
  • Letras - Habilitação Secretariado Executivo (2000);
  • Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial (2001) - convênio com o SENAI;
  • Sistemas de Informação (2001);
  • Engenharia de Confecção (2001), reestruturado para Engenharia de Produção (2007);
  • Engenharia Mecânica (2002);
  • Engenharia Elétrica (2002);
  • Moda (2003);
  • Engenharia de Alimentos (2004);
  • Curso Superior de Tecnologia em Secretariado (2005);
  • Curso Superior de Tecnologia em Informática (2006);
  • Curso Superior de Tecnologia Têxtil (2006), que teve denominação alterada para Curso Superior de Tecnologia em Produção Têxtil, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia;
  • Curso Superior de Tecnologia em Informática (2006);
  • Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (2006);
  • Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Trânsito (2006);
  • Curso Superior de Tecnologia em Empreendedorismo, turma única (2006);
  • Design (2008);
  • Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (2010);
  • Curso Superior de Tecnologia em Alimentos (2010).

A partir da formatura da primeira turma, em 1978, mais de 6.500 acadêmicos colaram grau nos cursos de graduação oferecidos pela Instituição. Além desses, mais de 2.000 concluíram cursos de especialização.


Aliança Educacional com a PUCPR

Preocupado em crescer e atender as exigências da comunidade na qual está inserido, no dia 20 de outubro de 2009 o Centro Universitário de Jaraguá do Sul firmou uma Aliança Educacional com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, para incrementar a capacidade de inovação tecnológica da instituição e contribuir para o desenvolvimento da comunidade regional.  

Essa aliança permitiu a cooperação conjunta em diferentes áreas, como capacitação de docentes, eventos conjuntos, programas de intercâmbio acadêmico (tanto de professores como de alunos), programas de pesquisa e utilização de laboratórios e instalações, entre outros, colaborando para que a Católica de Santa Catarina se consolide como um centro de excelência acadêmica. Desde de 2010, a PUCPR oferece no câmpus da Católica de Santa Catarina dois Mestrados Interinstitucionais, nas áreas de Administração e de Informática.


Centro Universitário - Católica de Santa Catarina

A nova marca de educação em Santa Catarina chega para ampliar sua atuação e relevância para o estado e possibilitar um crescimento ainda maior aliado à qualidade de ensino e à formação para a cidadania.

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Porto Alegre - Brazil

PUCRS, based on the rights of the person, the principles of Christianity and the Marist educational tradition, has as mission to produce and spread knowledge and to promote human and professional development, oriented towards quality and excellence, aiming for the development of a just and fraternal society. From the physical point of view, PUCRS is formed by the Campus, at Porto Alegre – capital of Rio Grande do Sul -, and two other units, one in the locality of Uruguaiana and the other at Viamão. (Read more)

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Universidade Católica de Brasília

Brasília - Brazil

In 1972, on the initiative of various religious teaching congregations of Brasilia, was born the « União Brasiliense de Educação e Cultura », juridically responsible for the Catholic University of Brasilia. The UCB reads the reality of the context in which it finds itself and orientates its existence in the light of the educational practice of the Founders of the Religious Congregations composing it, giving priority to Catholicity, social insertion, and competence. (Read more)

Universidade Católica de Brasília

Notre Dame of Kidapawan College

Kidapawan - Philippines

Philippines (Read more)

Notre Dame of Kidapawan College