Livres reçus – 2010

Derniers livres reçus | 2019 | 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005


A Caminhada do Movimento Champagnat da Familia Marista



A Província Marista Brasil Centro Sul conta agora com “A Caminhada do Movimento Champagnat da Familia Marista”, um livreto que vem retratar os 25 anos de caminhada do MChFM na Província, contando um pouco da história de cada fraternidade e abordando temas importantes sobre o Movimento. É um belo documento para ser lido em casa e ser estudado nos encontros das Fraternidades. Grande oportunidade para conhecer um pouco mais a história de nossas Fraternidades, do MChFM em nível mundial e do Brasil, assim como vários temas de aprofundamento do Movimento.
Para ler o livro na íntegra, em primeira mão, clique aqui.

Inséré dans le site: 03/12/2010

 

Direcionamentos pastorais para mantenedoras e negócios da PMBCS

Província Marista do Brasil Centro-Sul
Setor de Pastoral
São Paulo : FTD, 2009

A Igreja exorta-nos, desde o Concílio Vaticano II, a que, em todo trabalho evangelizador, estejamos sempre atentos aos sinais dos tempos, pois necessário conhecer e entender o mundo no qual vivemoss, suas esperanças, suas aspirações e sua índole.
Nesse contexto, nossos “espaços” são concebidos corno campos de aplicação e vetores de multiplicação do carisma marista. São meios nos quais a identidade institucional é vivenciada e pelos quais chegamos com maior eficiência às crianças e aos jovens. (Continua)

Inséré dans le site: 26/11/2010

 

Nossos valores, um estilo marista próprio

Província Brasil Centro-Sul
Setor de Pastoral
FTD – São Paulo 2010

A finalidade deste material é discorrer sobre os valores fundamentais da Cultura Organizacional Marista. São estes valores que constroem e reconstroem as relações do Grupo Marista e que perenizam nosso jeito próprio de ser e atuar. São traços identitários e de reconhecimento para seus membros.

Leia mais

Inséré dans le site: 26/11/2010

 

Nostra Bona Mare | Nuestra Buena Madre

Agustín Carazo, FMS
Provincia Marista de Levante
Guardamar 2001

Entre las varias estatuas de María que el Padre Fundador tuvo consigo y que acompañaron el nacer y el crecer de la Congregación está la que este anexo quiere presentar y que ya hemos quedado en llamar: la estatua de María Nuestra buena Madre.

Inséré dans le site: 05/11/2010

 

Misão Marista na Educação Superior

Rede Marista Internacional das Instituições de Educação Superior
Champagnat Editora – PUCPR

Sumário
Apresentação do Ir. Emili Turú
Introdução
I. A Educação Superior na Sociedade do Conhecimento 13
II. A Educação Superior como Compromisso Eclesial 19
III. Missão Marista na Educação Superior 29
Conclusão
Documentos de Referência

Veja o texto em PDF

Inséré dans le site: 04/10/2010

 

Una vida así, merece la pena?

Cultiva Comunicación SL
www.cultivalibros.com
2009

Inséré dans le site: 30/09/2010

 

Projeto Educativo do Brasil Marista

Nosso jeito de conceber a Educação Básica
União Marista do Brasil – UMBRASIL
Brasília, 2010

O Projeto Educativo do Brasil Marista é uma produção coletiva, tendo sido escrito a muitas mãos, mentes e corações. O propósito é dar unidade ao processo educativo das escolas maristas, sempre com profundo respeito às experiências e trajetórias de cada Província e do Distrito e dialogando com as diversidades.

Inséré dans le site: 30/09/2010

 

Jean-Claude Colin Mariste

Un fondateur dans une ère de révolution et de restauration : les premières années 1790-1836
Donal KERR
2010 – Éditions Karthala (Paris)

Jean-Claude Colin, Mariste est paru en juin 2010 aux éditions Karthala (Paris), collection Mémoires d’Eglise. C’est la traduction française du livre de Donal Kerr publié en 2000 (The Columba Press, Dublin). Première biographie critique du fondateur mariste, elle s’arrête en 1836, au moment où la congrégation reçoit son approbation et sa mission privilégiée, l’Océanie. La suite était prévue mais l’auteur, universitaire mariste irlandais, est décédé en 2001. Ainsi l’ouvrage ne va pas plus loin.

On peut le commander au C.D.M., 104 rue de Vaugirard, 75006 Paris.

Inséré dans le site: 16/09/2010

 

La fuerza de la fraternidad

Maristas, cien años en Avellanes (1910-2010)
Lluís Serra i Llansana, fms
2010 – Casa general

El monasterio de Santa María de Bellpuig de les Avellanes, panteón de los Condes e Urgell, fue creado para converírse en un centro de culto divino y de cultura.

Inséré dans le site: 15/09/2010

 

As Intuições de Champagnat e o jeito marista de educar: irradiação e atualidade

Maria do Carmo Sousa Motta
UMBRASIL – Junho 2010

Este livro é uma história de amor. Todos os que conhecemos Maria do Carmo Sousa Motta (Mana), sua autora, sabemos de sua paixão pela educação. Educação no seu mais alto sentido, de fazer-se companheiro(a) do outro na sua aventura de vida, na descoberta dos seus valores, na aquisição de ferramentas para uma atuação transformadora em si mesmo e no seu meio.

Essa história ganha mais riqueza e brilho pela parceria com o Espírito de Deus. Mana, em sua própria formação, pôde abeberar-se em muitas tradições religiosas de educação cristã. Aquí, trata-se do carisma marista. Sentimos nestas páginas, especialmente na primeira parte, o nascer e crescer de um profundo afeto e admiração por Marcelino Champagnat e o seu testemunho de vida segundo o evangelho. Esses sentimentos se estendem á sua família religiosa e a suas intuições educativas, levando Mana a uma progressiva identificação e cumplicidade de projetos.

Inséré dans le site: 30/08/2010

 

Pinceladas de vida marista leiga

Para aprofundar o documento Em torno da mesma mesa. A vocação dos leigos maristas de Champagnat
UMBRASIL – 2010

Uma coleção de testemunhos dos 92 leigos e leigas que contribuíram com seus relatos a encarnar a vida marista leiga Em torno da mesma mesa. Obedecendo ao mesmo esquema de capítulos e parágrafos do documento anterior, Pinceladas procura colocar em evidência que a vocação marista leiga não é uma teoria escrita mas uma vida que já existe, e em abundância. Os vários testemunhos procedentes de sensibilidades culturais tão diferentes mostram a riqueza da diversidade marista leiga e de sua forte unidade, em torno ao carisma de são Marcelino Champagnat, enquanto também ajudam a aprofundar os diferentes conceitos de Em torno da mesma mesa, a partir da práxis cotidiana.

Outros detalhes

Inséré dans le site: 30/08/2010

 

Guia das Escolas

Guas das Escolas para uso nas casas dos pequenos irmãos de Maria
Documento do II Capítulo Geral do Instituto dos Imrãos Maristas, em 1853
UMBRASIL – 2010

O Guia das Escolas é o primeiro documento oficial impresso, que des¬creve o pensamento pedagógico e educativo dos Irmãos Maristas. A sua edição original apareceu em 1853. 0 texto foi fruto dos trabalhos do 2° Capítulo Geral do Instituto dos Irmãos Maristas, que se desenvolveu ao longo de três sessões: maio de 1852, maio de 1853 e maio de 1854. 0 estudo e a aprovação do Guia das Escolas aconteceram na segun-da sessão daquele Capítulo Geral. Como texto normativo, o documento foi fundamental na formação pedagógica e na orientação das práticas educativas de gerações e gerações de Irmãos, tanto na França como no exterior. A sua influência chegou até meados do século passado, pra¬ticamente até o decênio de 1960. Na língua original francesa, o Guide des Écoles foi reeditado seis vezes; a sua última edição é de 1942.
Esta edição portuguesa é tradução da 4° edição francesa, publicada pela Desclée & Cie, de Paris, no ano de 1932. Nesta versão, foi aprovei¬tado, em parte, o rascunho do Irmão João José Sagin. Posteriormente, o seu trabalho foi complementado pelo Irmão Virgílio Josué Balestro, que se empenhou na revisão e organização do texto. Assim, graças à competência e dedicação dos dois coirmãos, temos em mãos este volume em língua vernácula.

Inséré dans le site: 30/08/2010

 

Em torno da mesma mesa

A vocação dos leigos maristas de Champagnat
Edição a cura da UMBRASIL – Julho de 2010

O Conselho Geral dos irmãos maristas aprovou na última sessão plenária (junho 2009) o documento Em torno da mesma mesa – A vocação dos leigos maristas de Champagnat.

Este documento foi elaborado por uma comissão internacional composta por 7 leigos e 3 irmãos, entre abril 2e 2006 e maio de 2009, depois de um amplo processo de consulta aos leigos e irmãos de todas as unidades administrativas do instituto.

Com grande alegria, hoje oferecemos este documento a todos os leigos e irmãos do Institut, pedindo a Deus que sirva para uma maior vitalidade do carisma marista.

Mais detalhes

Inséré dans le site: 30/08/2010

 

Revista do I Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista

Curitiba, PR – 25 a 29 de janeiro de 2010
União Marista do Brasil

0 1º. Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista (PJM), fruto de uma iniciativa da Comissão Nacional de Evangelização da União Marista do Brasil (UMBRASIL), reuniu, de 25 a 29 de janeiro de 2010, em Curitiba (PR), aproximadamente 500 jovens das três Províncias Maristas do Brasil e do Distrito da Ama¬zônia. Sob o lema Corações Conec¬tados, eles compartilharam dúvidas, experiências e ideias, demonstrando grande capacidade de reflexão e mo¬bilização em favor da evangelização e das causas sociais.

Inséré dans le site: 30/08/2010

 

Presença Marista – Os caminhos da educação e da solidariedade

Prov. Marista Brasil Centro-Sul

Manter viva a história da ação social Marista, contribuir para a efetivação do trabalho nos Centros Sociais e promover novos cenários para as infâncias e juventudes são atitudes que se tornaram mais concretas com o lançamento do livro Presença Marista – os caminhos da educação e da solidariedade.

O projeto, que teve a duração de 17 meses, envolveu irmãos maristas, leigas e leigos, pesquisadores e uma equipe dedicada a resgatar os quase 200 anos de fundação do Instituto Marista. Na concepção da obra, tomou-se o cuidado de contemplar todos os olhares que fazem parte da educação solidária marista. “A obra “mostra como a instituição contribuiu para a educação e solidariedade dos menos favorecidos, desde a chegada dos Irmãos Maristas no Brasil, há mais de 100 anos”, afirma o Ir. Jorge Gaio, diretor do Setor de Assistência Social da PMBCS.

Mais informações: www.solmarista.org.br

Inséré dans le site: 20/08/2010

 

Junho com Champagnat

Asas e raízes de um sonhador
Joaquim de Oliveira, FMS
Prov. Brasil Centro-Norte – Maio 2010

Olhando a vida e obra de Marcelino Champagnat, como o faremos este neste livrinho, certamente encontraremos o testemunho de que é possível alimentar-se de sonhos e, fortalecido por Deus, superar todas as limitações e desafios.

Inséré dans le site: 27/07/2010

 

Gesù

Giovanni Maria Bigotto, FMS
Roma – 2010

Dallinsegnamento della mariologia sono nati vari libri sulla Madonna. La buona accoglienza che hanno ricevuto questi libri ha fatto sorgere in me la domanda: perché non scrivere su Gesú? Dal 2004 mi sono messo al lavoro intessendo vida e parola di Dio, passione e ricerca, ragione ed emozione, presghiera e azione: sei anni di gestazione. (…) nel clima materno certamento il Figlio sarà ben accolto, meglio conosciuto, piu amato;

Inséré dans le site: 22/07/2010

 

Lettres reçues dOcéanie – Vol. 10

Compléments et index – Édition critique
Charles Girard S.M.
Éditions Karthala – Paris | Société de Marie (Pères Maristes), Rome

En 1836, le Saint-Siège confie à la jeune Société de Marie récemment fondée la charge dévangéliser lOcéanie occidentale. Le père Jean-Claude Colin y enverra 117 missionnaires entre 1836 et 1854. Ceux-ci notent ce quils observent ; ils tiennent leur journal de bord ; ils racontent la façon dont ils sont accueillis ; ils font état des difficultés rencontrées ; ils consignent les travaux quils entreprennent… Ouvrant ses archives, la Société de Marie édite ici intégralement en dix volumes les 1 373 lettres quils ont écrites entre 1836 et 1854 à ladministration générale des pères maristes et qui proviennent des îles dOcéanie : Nouvelle-Guinée. Salomon, Nouvelles-Hébrides, Nouvelle-Calédonie, Fidji, Wallis et Futuna, Tonga, Samoa et Nouvelle-Zélande.

Inséré dans le site: 30/06/2010

 

El Preu de la Traïçió

Miquel Mir – Mariano Santamaria
Portic – Barcelona 2010

La FAI, Tarradellas i lassassinat de 172 maristes

Inséré dans le site: 24/06/2010

 

Celebrando o 21 Capítulo Geral

União Marista do Brasil – UMBRASIL
Brasília 2009

Essa obra objetiva comunicar aos Maristas de Champagnat a essência do XXI Capítulo, através de um processo dinâmico de exercício de nossa espiritualidade, de modo a contribuir para a conversão de nossos corações, por meio da vivência efetiva e afetiva dos apelos emanados desse grande momento vivido pelo Instituto Marista.

Inséré dans le site: 11/06/2010

 

Maria dos Evangelhos

Giovanni Bigotto, FMS
Paulinas – São Paulo, Brasil – 2101

Este livro nasceu do encontro do autor com alunos da escola marista de Byimana, no Ruanda. Os jovens católicos queriam saber como responder às perguntas que os protestantes, maioria no país, lhes faziam sobre a Virgem Maria.

Inséré dans le site: 11/06/2010

 

UMBRASIL – Relatório de atividades 2006-2009

União Marista do Brasil
Brasília 2010

Para articular a missão e as ações maristas no Brasil foi criada, em 2005, a UMBRASIL. Com quase cinco anos de existência, a instituição realiza ações estratégicas que fortalecem a atuação marista em rede, para a promoção do desenvolvimento humano, cristão e social do povo brasileiro.

Inséré dans le site: 11/06/2010

 

“Vengan y Vean”, apuntes sobre acompañamiento espiritual vocacional

Rodolfo José Bianciotti, fms
Edit. Guadalupe (Verbo Divino)
Marzo 2010 – Buenos Aires

Como continuación y complemento de “Queremos ver a Jesús”, esta obra se aboca al tema crucial del acompañamiento formativo en las diferentes etapas de la formación a la vida religiosa, incluida la formación permanente.
En lenguaje accesible y con numerosos ejemplos prácticos, gráficos y abundantes citas bíblicas, VENGAN Y VEAN ofrece materiales de análisis y subsidios prácticos para trabajar en el entorno formativo específico.
Algunos capítulos: Presupuesto: la persona en su totalidad; Acompañamiento; Cómo acompañar; Algunos recursos; Contando la propia historia; Integración de las propias sombras en la historia de fe; Aspectos a redescubrir; El desafío de la interculturalidad, etc.

Inséré dans le site: 24/03/2010

 

Crónicas maristas VI. Cartas del P. Champagnat – 2. Biografías y topónimos

Paul Sester, fms
Editorial Luis Vives – 2010

La Editorial Luis Vives de Zaragoza acaba de imprimir, en español, la segunda parte de las Cartas de San Marcelino Champagnat donde se recogen las biografías y topónimos que aparecen en las cartas escritas por nuestro Fundador. El Volumen se titula “Crónicas maristas VI. Cartas del P. Champagnat – 2. Biografías y topónimos”. Como muy bien observa el hermano Paul Sester en el prólogo: “A pesar de su título, este segundo volumen de las Cartas de Champagnat no contiene ninguna carta. Se limita a ofrecer las informaciones necesarias para la mejor comprensión de los textos del primer volumen”.
Leer más

Inséré dans le site: 01/03/2010

 nbsp;

Andante Mediterráneo

José Luis Vallejo Marchite, fms
Provincia Marista Mediterránea
Diciembre 2009

Andante mediterráneo pretende ser un canto a la cultura que a lo largo de los siglos se ha desarrollado en los pueblos de su entorno.
Como marista, tenngo un recuerdo muy especial para todos los hermanos maristas que pertenecen a la Provincia Mediterránea, que abarca las naciones que este mar, nuestro mar, baña.

Inséré dans le site: 07/01/2010