2019-08-07 BRAZIL

Fermino José Schneider

Natural de São Luiz Gonzaga, Ir. Fermino ingressou na instituição em 1931, aos 13 anos de idade, no Juvenato, em Passo Fundo. Realizou o Postulado e Noviciado em Porto Alegre, e sua Primeira Profissão Religiosa ocorreu em 1937, na Capital. Sua Consagração Definitiva foi em 1941 e professou Votos de Estabilidade em 1954.

Iniciou seu apostolado em Santa Maria, como professor e escolástico, em 1937. Dois anos depois, já em Porto Alegre, foi diretor, professor e formador no então Instituto Champagnat. Em 1952 foi para Moçambique, onde viveu por 11 anos. Foi professor, secretário e vice-reitor do Instituto Liceal D. Gonçalo da Silveira.

Dedicou grande parte da sua vida à missão marista em Angola. Lá chegou nos anos 60 e permaneceu durante 32 anos. Viu o sonho de Champagnat se expandir pelo país e sofreu junto ao povo angolado durante a devastadora guerra civil. Foi professor, vice-diretor, tesoureiro e formador no Internato São José, em Kuito-Bié, Coordenador do Centro de Formação de Benguela e do Centro de Formação de Lobito, e foi tesoureiro e formador no Centro de Formação de Luanda.

Retornou ao Brasil em 1996, como auxiliar de formação no Escolasticado Marista Graças, em Viamão. De 2001 a 2006 foi coordenador do Memorial Champagnat, e de 2006 a 2011 atuou na Residência Marista do Cerrito, e no ano seguinte retornou a Viamão, para a Comunidade Marista Graças. Desde 2013 estava em tratamento de saúde na Casa São José.

Ir. Fermininho era licenciado e bacharel em Matemática e fez o segundo Noviciado em Saint-Paul-Trois-Châteaux – França. Em 1975, fez o Curso de Espiritualidade Marista, no Cemar, em Teresópolis – RJ, e, em 1994, o Curso de Espiritualidade para Irmãos da Terceira Idade, em Roma – Itália.

PREV

José Renato Schmaedecke...

NEXT

Leslie Garfield Saker...