2020-02-17 BRAZIL

Lino Pedrotti

O Ir. Benê Oliveira, Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul, e a Residência Marista São José, comunicam, com pesar, o falecimento do Ir. Lino Pedrotti, ocorrido, hoje, dia 17 de fevereiro às 11h30, na Residência Marista, em São José dos Pinhais, PR, com a paralização dos sinais vitais, sem sofrimento. O Ir. Lino tinha 89 anos de idade e 69 anos de Vida Consagrada Marista.

Nascido no município de Jaraguá do Sul, SC em 24 de agosto de 1930, era filho de Hercílio Pedrotti e de Veneranda Uber Pedrotti. Entrou no Centro de Formação à Vida Marista, em Curitiba, no ano de 1943. Fez o Noviciado em Mendes, RJ, e professou em 20/12/1951. Emitiu os votos perpétuos em Uberaba, MG, em 09 de janeiro de 1957.

O Ir. Lino exerceu sua missão marista como professor de matemática por longos anos, mas se converteu à culinária e dela não mais se afastou. Por essa atividade entendeu que a vida é um processo de transformação. Por isso, a cozinha tornou-se o seu lugar preferido e de autenticidade, o espaço de uma proximidade radical com o que constitui nossa existência pessoal, coletiva, comunitária. Como gostava de preparar comidas e quitutes variados! Para ele, “a cozinha é metáfora da própria existência, pois distingue-nos uma certa capacidade de viver na transformação, numa mobilidade que não é só geográfica, mas total. Em cada uma das nossas cozinhas dão-se tantas transformações que elas se tornam quase invisíveis. A cozinha é o lugar da instabilidade, da procura, da incerteza, das misturas inesperadas, das soluções criativas mais imprevistas. Por isso está desarrumada tantas vezes, porque vive nessa latência de recomposição. Na cozinha torna-se claro que a transformação que damos às coisas reflete aquela que acontece no interior de nós”, cf. sabiamente escreveu Dom José Tolentino Mendonça (no livro: A leitura infinita – bíblia e interpretação. Lisboa: Assírio & Alvim, 2008, p. 159)

Nos últimos dias, encontrava-se no habitat da alegria e do silêncio, numa jornada de calmaria, tranquilidade e de exposição em oração à escuta do chamado do Senhor como que ruminando e amadurecendo que a nossa originalidade repousa em nossa capacidade de viver na transformação. É dessa forma que o nosso querido Ir. Lino Pedrotti partiu para o banquete celeste para a ceia definitiva com o Senhor, Deus da sua vida e da sua história.

PREV

Francisco Javier Plascencia Franco...

NEXT

Lino Pedrotti...