2020-04-28 BRAZIL

Paulino IgnĂĄcio Jacob

Paulino IgnĂĄcio JacobO Ir. Antonio Benedito de Oliveira, Provincial da ProvĂ­ncia Marista Brasil Centro-Sul, e o Ir. Pedro Wolter, Animador da ResidĂȘncia Marista SĂŁo JosĂ©, comunicam com pesar o falecimento do Ir. Paulino IgnĂĄcio Jacob, ocorrido na tarde de hoje, 28 de abril de 2020, no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, PR.

O Ir. Paulino tinha 87 anos de idade e 69 anos de Vida Religiosa Consagrada Marista.


Nascido no município de Rio das Pedras, SP, em 22 de agosto de 1932, era filho de José Jacob e de Catharina Defavari. Entrou no Centro de Formação, em Ribeirão Preto, SP, em  1944. Fez o Noviciado Marista em Mendes, RJ, e professou os Primeiros Votos no dia 20 de dezembro de 1950. Os Votos Perpétuos foram emitidos em Mendes, RJ, no dia 22 de dezembro de 1955.

É difĂ­cil e comprometedor definir uma pessoa, e mais comprometedor ainda Ă© definir e qualificar a nĂłs mesmos, pois sempre tocamos o mistĂ©rio que Ă© cada pessoa. Penso que somos, em muito, o que foi a nossa histĂłria pessoal de vida. A experiĂȘncia de morte e perda de alguĂ©m querido e que amamos Ă© sempre dolorida e deixa um vazio profundo no coração da gente. Mas assumida na fĂ© e integrada na vida, nos humaniza, nos torna mais sensĂ­veis aos outros.

O Ir. Paulino nasceu e cresceu num ambiente familiar muito religioso. Ele dizia que o espĂ­rito muito religioso dos pais e o amor deles Ă  Igreja foram determinantes na sua opção vocacional. Dedicou anos ininterruptos da sua vida Ă  Formação dos IrmĂŁos, notadamente do Noviciado. Era versado na lĂ­ngua francesa, sempre ocupado com as traduçÔes. Dotado de grande paixĂŁo pela mĂșsica, pela liturgia, oraçÔes e celebraçÔes bem preparadas, lĂĄ estava o saudoso Ir. Paulino no coro dando os acordes das Laudes, VĂ©speras, ofĂ­cio das Leituras, Eucaristias, solenidades, etc. Por onde passou, procurou incutir a formação musical, sempre cultivando-a como um serviço e forma de colocar Ă  disposição dos outros os dons que recebera gratuitamente de Deus. Realmente, uma “vida pela mĂșsica”, traço visĂ­vel da sua personalidade: calmo, bondoso e bem humorado na maneira de falar e de acolher as pessoas.

Esse querido IrmĂŁo foi Mestre de Noviços da minha turma, como de tantas outras. Era pessoa simples, sincera, sensĂ­vel, Ă s vezes tĂ­mido, responsĂĄvel, preocupado, perspicaz, um religioso marista fiel, estudioso, entusiasta e forte no acompanhamento e orientação dos jovens formandos… Estou seguro de que ele deixou marcas profundas no ser, na maneira de viver, de olhar a vida, a vocação e a missĂŁo de um IrmĂŁo Marista.

Pela sua proximidade e interlocução com os jovens formandos, tinha intuição fina para apontar a coerĂȘncia entre o ser, o agir e o viver. O determinante, dizia ele, Ă© sempre o testemunho de vida: simples, humilde, sĂłbria e alegre; e que comporta desafios a serem superados e vencidos. Para ele a descoberta de um Amor Absoluto na vida, era sempre o encontro de uma pĂ©rola preciosa, pela qual vale a pena vender tudo o que se tem, para possuĂ­- la, cf. disse Jesus.

Expressamos sentimentos de pesar à Comunidade Marista São José e a todos os seus familiares e amigos. Rezamos pelo seu descanso eterno, pela paz em Deus e que a luz perpetua o ilumine.

Nós o confiamos aos Sagrados CoraçÔes de Jesus e de Maria.

_______________________

Ir. BenĂȘ Oliveira, fms – Provincial

PREV

José Alcalde García...

NEXT

Jean-Paul Fortin...