2019-08-07 BRAZIL

Vicente Caresia

A Província Marista Brasil Centro-Sul, anunciou o falecimento do IR. VICENTE CARESIA, no dia 26 de dezembro de 2017, no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba. O atestado de óbito registra septicemia e pneumonia; o padrão respiratório alterado precipitou uma parada cardíaca.

Nascido em Brusque, SC, em 04/01/1924, era filho de Manoel Caresia e Maria Raymondi Caresia. A família, bem numerosa, foi abençoada com 10 filhas e 06 filhos; destes, três seguiram a vocação marista, sendo o Ir. Vicente o mais idoso. Entrou na casa de formação, em Curitiba, em 22 de setembro de 1936; fez seu Noviciado em 1942, em Mendes, e emitiu os votos perpétuos, na comunidade de Franca, SP, no dia 09 de janeiro de 1949.

Em Curitiba, fez o Curso de Pedagogia, na então “Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras”, hoje PUCPR. Participou da sessão do segundo noviciado na França, em 1962. Dotado de notório espírito prático e inventivo, procurou um curso de Artes Industriais, realizado em 1968, na cidade de Belo Horizonte. As habilidades que desenvolvera por intuição própria receberam então admirável enriquecimento.

Exerceu seu apostolado em várias cidades: Franca, Santos, Curitiba, São Paulo, Ribeirão Preto, Cascavel (por 15 anos), Londrina e Ponta Grossa. Em 1993 ainda teve a oportunidade de participar da Sessão de 3ª idade, em Roma. A partir dos oitenta anos repousou e cuidou da saúde, na enfermaria provincial, em S. José dos Pinhais.

O superior provincial, Ir. A. Benedito de Oliveira, recordou e aplicou ao Irmão Vicente o que o Pe. Champagnat dizia de um Irmão:

“Um Irmão é uma alma predestinada a grande piedade, a uma vida muito pura e sólida virtude; é alma sobre a qual Deus tem desígnios particulares de misericórdia; alma chamada a conhecer Jesus Cristo, a amar a Deus, a devotar-se por inteiro e para sempre a serviço Dele; é uma alma predestinada a grande glória, à qual nada pode satisfazer sobre a terra.”

PREV

Luis Ardanaz Sola...

NEXT

Franco Sandoval...