2009-12-10

3º Capítulo da Província Marista do Rio Grande do Sul

No dia 7 de dezembro começou o 3º Capítulo da Província Marista do Rio Grande do Sul. O evento, que reúne cerca de 60 pessoas entre Irmãos eleitos e convidados, começou às 8h15min no Recanto Medianeira em Veranópolis/RS. Assessoram o Capítulo a Irmã Márian Ambrósio e, espiritualmente, o Padre Egon Binsfeld.

Os Irmãos Manuir Mentges, Celso Rauber e Salvador Durante, suplentes no processo de eleição dos capitulares, substituem os Irmãos Silfredo Klein, Clovis Seibert e Firmino Biazus. Os dois primeiros justificaram a impossibilidade em participar; Ir. Firmino faleceu no dia 28 de novembro. Também justificou ausência o Leigo convidado, Maurício Erthal.

Abertura

O primeiro momento do dia foi de oração e partilha das expectativas, sob animação dos Irmãos Rodinei Siveris e Márcio Allebrand. No segundo momento, os Irmãos Sandro Bobrzyk e Gilberto Zimmermann Costa, respectivamente Coordenador e Vice-Coordenador da Comissão Preparatória do Capítulo, abriram os trabalhos com a composição da mesa, formada pelo Provincial, Ir. Lauro Hochscheidt, e demais membros da Comissão Preparatória: Ir. Inácio Etges, Ir. Dionísio Rodrigues, Ir. Vinícius Tenedini e Elaine Strapasson Faccin. Saudando os participantes, Ir. Lauro declarou aberta, oficialmente, a Assembleia Capitular.

A proposta da Metodologia do Consenso, a mesma do 21º Capítulo Geral, foi apresentada pelo Ir. Pedro Ost. A metodologia e o regimento da Assembleia foram aprovados pelo plenário.

Comissão Central e Mesas de Trabalho

Foram escolhidos coordenadores das mesas de trabalho os Irmãos João Pedro Zimmermann Costa (Mesa 1), Onorino Moresco (Mesa 2)Claudiano Tiecher (Mesa 3), Gilberto Zimmermann Costa (Mesa 4), Valdícer Civa Fachi (Mesa 5), Lodovino Marin (Mesa 6), Celso Rauber (Mesa 7) Miguel Orlandi (Mesa 8). Os relatores já haviam sido escolhidos pela Comissão Preparatória.

Na eleição da Comissão Central do Capítulo, foram aclamados, como Escrutinadores, os Irmãos Manuir Mentges e Lauri Heck; Ir. Arlindo Corrent foi eleito coordenador da Comissão Central do Capítulo. Foram escolhidos Moderadores os Irmãos Evilázio Teixeira e Gilberto Zimmermann Costa. Foram aclamados, como secretários, os Irmãos Valdícer Civa Fachi e Romídio Siveris.

Os trabalhos do 3º Capítulo Provincial terão início sempre às 8h15min da manhã, estendendo-se até a noite. Cada dia será dedicado a um aspecto a ser discernido individualmente, refletido nas mesas e discutido em plenário. O primeiro dia, além da abertura e escolha da Comissão Central, é marcado pela escuta dos desafios da Província Marista do Rio Grande do Sul.

___________
Leia mais

PREV

Planteamiento provincial de Ibérica de la ed...

NEXT

Carta dos Leigos ao 3º Capítulo Provincial ...