2013-07-18

Abertura oficial do EIJM 2013 | CHANGE

 
 
 
Uma festa de cores, ritmos e muita alegria marcou a abertura oficial do Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM – 2013), realizada, nesta quarta-feira (17/07), no Colégio Marista São José – Tijuca, no Rio de Janeiro/RJ. O tema do evento é “Change: faça a diferença!”, e o lema, em comunhão com a Jornada Mundial da Juventude, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). O evento reúne, aproximadamente, 300 participantes de 25 províncias maristas dos cinco continentes, entre eles, mais de 200 jovens de 40 países e convidados de instituições parceiras.
 
As juventudes maristas da África, Ásia, Europa, América e Oceania, foram acolhidas pelo conselheiro geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sánchez, no ato representando o superior geral Ir. Emili Turú, e pelo provincial da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), Ir. Wellington Medeiros, que falou em nome do conselho superior da União Marista do Brasil (UMBRASIL) e das Províncias Maristas do Rio Grande do Sul (PMRS) e Centro-Sul (PMBCS) e do Distrito Marista da Amazônia (DMA). “O nosso objetivo aqui, durante esses dias, é despertar, cultivar o nosso sentimento de mudança por um mundo mais justo e solidário”, destacou Ir. Wellington Medeiros. “Nesta noite o coração de Champagnat bate forte com a união dos 40 países onde está o Marista”, completou o Ir. Ernesto Sánchez.
 
Na abertura, a internacionalidade marista esteve materializada nas apresentações culturais. O espetáculo de dança “Sonho de um Camponês” retratou a história do fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat, desde a revolução francesa até a chegada dos primeiros irmãos maristas no Brasil, em 1897. Para mostrar as belezas do Brasil e a diversidade cultural do país anfitrião, houve apresentações de capoeira, frevo, carnaval e do festival folclórico de Parintins.
 
Participaram da abertura, pelo Instituto Marista, os irmãos do Conselho Geral John Klein, Antonio Ramalho, Michael De Waas, o diretor do Secretariado de Missão Ir. João do Prado, o diretor do Secretariado Irmãos Hoje Ir. Cesar Rojas, o superior da Província Mediterrânea Ir. Antonio Giménez. Pela PMBCN, o animador da Comunidade Marista da Tijuca Ir. Claudino Falqueto, a diretora do Instituto Marista de Solidariedade (IMS) Shirlei Aparecida, o diretor da Casa da Acolhida Alex Alves, o diretor do Colégio Marista São José – Tijuca Edson Leite, e o diretor do Colégio Marista – Barra Ir. Pedro Jadir Melo.
 
Também compareceram os representantes da Associação Nacional das Escolas Católicas (ANEC), do Conselho Estadual de Juventude do estado, da Associação São Martinho, da Fundação São Joaquim, da Associação de Pais Maristas, da Diretoria de Recreio e Anciões, da Associação de Antigos Alunos Maristas do RJ, da Internacional Paper, do Grupo Educart (Instituto Tocando em Você) e do Hospital São Francisco.
 
class=imgshadow
 
O EIJM segue até o dia 22 de julho. A programação do encontro conta com painéis, conferências, momentos de oração, visitas a comunidades locais e ao Cristo Redentor. Além dos participantes EIJM, mais de mil jovens maristas são esperados para a JMJ, entre os dias 23 a 28 de julho. Durante o dia, os voluntários junto com a equipe de apoio, recepcionaram os peregrinos.
 
Tenda Vocacional
 
Durante os intervalos do EIJM, os jovens são convidados a participar da Tenda Vocacional, montada na quadra do Colégio. O espaço também foi aberto oficialmente nesta quarta-feira (17/07), para proporcionar aos jovens, de maneira interativa, a oportunidade de entenderem a importância e o significado de ser um animador vocacional.
PREV

CME: materiales para el curso 2013 - 2014...

NEXT

Maristas vão estar com o Papa Francisco dura...