2014-11-07

Brasil Centro-Sul: Peregrinação a L?Hermitage

Irmãos, Leigos e Leigas Maristas tiveram a oportunidade de conhecer as origens do Instituto Marista

De 28 de setembro a 12 de outubro foi realizada mais uma Peregrinação a L´Hermitage e lugares Maristas pela Província Marista do Brasil Centro Sul.

src=http://www.champagnat.org/shared/bau/001PerHermitage.jpg

O projeto é parte integrante da etapa de aprofundamento do Programa de Formação e Vivência Marista e tem por objetivo oportunizar a experiência da Rota Champagnat para colaboradores do Grupo Marista, fraternos do Movimento Champagnat, Irmãos e outras pessoas encantadas pelo Patrimônio Histórico e Espiritual Marista.

O roteiro contemplou seis dias nos lugares de fundação do Instituto: L’Hermitage e arredores, três dias em Paris e cinco dias em Roma. Foram 40 participantes, dentre eles 7 Irmãos e 33 Leigos e Leigas Maristas dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná e do Distrito Federal. 

A proposta do Setor de Vida Consagrada e Laicato é promover essa experiência a cada dois anos, ampliando as oportunidades de vivência e formação em vista da vocação Marista. 

Conhecer as origens Maristas em profundidade é uma das formas de manter a chama do carisma acesa e atualizá-la para nossos tempos. A experiência vivida em profundidade, por meio dos momentos especiais de visitação, reflexão e oração, sensibiliza para maior engajamento com a missão Marista nos espaços institucionais e também na atuação específica de cada Leigo ou colaborador Marista, conforme alguns testemunhos:

Conviver com 40 pessoas que tinham o mesmo bom objetivo: visitar o local que nosso Santo escolheu, melhorou e nos deixou como legado; sua casa, tocar na mesa, ir ao local de sua promessa; ver o local onde estão suas relíquias e ver que soube orientar muito bem seu substituto, Irmão Francisco, que foi muito dinâmico.
Fiquei muito feliz de ter podido participar dessa Peregrinação!” (Manoel Ferreira Neto – Movimento Champagnat da Família Marista)

O caminho da peregrinação é, já por si, um universo com facetas religiosas, místicas, turísticas e físicas, dentre outras, e cada peregrino vive-o de forma especial. O peregrino leva um destino na mente e um propósito no coração. 
Durante a caminhada há, normalmente, um sentimento de discernimento de si e do mundo, e maior abertura ao entendimento espiritual, despertado pelo tempo de introspecção, pelo contato com a natureza, com novas realidades das terras e gentes que cruzam. “Peregrino” tem raiz do latim, per agrum, “através do campo”. Penso que esse conceito ajuda a expressar o sentimento que me moveu a fazer parte dessa peregrinação. Sempre foi um sonho pra mim conhecer as origens Maristas. Fui e sou um apaixonado pela história de Marcelino. Agora ainda mais.
Ao chegar a L’Hermitage na noite de segunda-feira, meus olhos se encheram de lágrimas, tamanha a emoção de pisar na rica terra de Champagnat e ver a casa erguida por ele. De igual forma me emocionei ao ver a casa do Ir. Francisco, da família Champagnat, os caminhos percorridos por Marcelino, o som e a pureza do Gier e o sabor das maçãs etc.
Na Itália encontrei fundamento, esperança e avivamento da fé, ao visitar, de maneira especial, a Basílica de São Paulo. Em Assis, gostaria de ter ficado mais um dia; dormir naquele lugar… Ali também se sente a presença de Deus sem nenhum esforço. É muita história, é muita vida, é muita fé… é muito humano e divino ao mesmo tempo.
Tenho muitas outras coisas a contar, a partilhar que foram “fortes” pra mim durante aquele tempo. Agora quando falo para alguém nas formações, o sentimento é outro. O sentido de pertença agora é de fato real.
Agradeço a Deus a graça e a oportunidade de conhecer esses lugares. Saber que pessoas de muita fé e de muita vontade, preocupadas com o próximo, viveram naqueles espaços e hoje nos motivam e nos impulsionam a dar continuidade a esse projeto, independentemente de onde estivermos.
Gratidão por todos que participaram e por aqueles que facilitaram esta experiência. Deus os recompense.”  (Ir. Fábio Bettoni)

“Extremamente rico poder ter conhecido cada espaço, momento de reflexão, da espiritualidade Marista.
Entendo que reforça a minha posição enquanto a minha atuação como gestor ou qualquer outra atuação dentro do Grupo Marista, pois acredito que, como Leigo, devemos ser testemunho de tudo o que vivenciamos, para motivar outras pessoas a se aproximar mais de tudo o que representa ser Leigo Marista.
Foi extremamente importante ter participado desta peregrinação, após toda a formação adquirida ao longo dos anos, principalmente o curso de L’Hermitage, pois acredito que faz a diferença.
Para minha vida, vou levar um legado importante, por ter tido a possibilidade de vivenciar esta peregrinação.” (Osvaldo Maione – Centro Social Marista Ir. Justino)

PREV

Las Comunidades de Tepic, México Occidental,...

NEXT

Nouvelles en Bref - Prov. du Canada...