2009-12-12

Carta dos Leigos ao 3º Capítulo Provincial do Rio Grande do Sul

hspace=5Estimados Irmãos Capitulares,

Nós, leigos Maristas, com o coração pleno de gratidão pelo distinto convite que nos foi feito para participarmos do 3º capítulo provincial, queremos deixar registrado nosso desejo profundo de retribuir a confiança em nós depositada, construindo uma forte aliança com os Irmãos, que traduz o comprometimento que assumimos, de ajudar na vitalização da vocação dos leigos Maristas em nossa província, para cuidar da missão do instituto em cada unidade Marista.

Nesse sentido, percebemos algumas necessidades e queremos manifestá-las neste documento:

1º) Preocupamo-nos com a vida dos Irmãos e também com a missão. Propomos que os temas administrativos sejam mais delegados aos leigos maristas, de maneira que a vida religiosa possa ser mais testemunho e presença entre crianças e jovens.

2º) Sugerimos que a nomeação de jovens Irmãos, sobretudo, considere suas habilidades e competências em conformidade com as necessidades da obra. Do mesmo modo, ao compor as comunidades religiosas, faz-se necessário vislumbrar sua missão de ser presença fecunda na obra.

3º) Entendemos que, em virtude de nosso ministério laical, poderíamos contribuir efetivamente na formação dos Irmãos.

4º) Percebemos que desperdiçamos preciosas energias e dons, quando não integramos os Colégios, os Centros Sociais, o Hospital São Lucas e a PUC como uma única Província que usa, de maneira proveitosa, integrada e estratégica, todos os recursos que Deus nos deu.

5º) Faz-se necessário uma re-opção evangélica pelos nossos centros sociais, que são espaços privilegiados de evangelização dos jovens e crianças mais necessitados.

6º) Cremos que seja necessário o estudo da possibilidade de criação de algumas comunidades mistas, de Irmãos e leigos.

7º) Visto que a opção fundacional é dirigida às crianças e jovens, pedimos que os Irmãos e leigos conheçam de forma mais aprofundada a proposta da PJM. O mesmo sugerimos em relação ao MChFM.
8º) Pedimos que os Irmãos nos desafiem com um programa de formação marista, que nos faça percorrer um itinerário vocacional marista.

Prezados Irmãos, temos plena consciência de que estamos vivendo um tempo de conversão a partir dos apelos do XXI Capítulo Geral e do que se está partilhando neste 3º capítulo provincial. É hora de mudar alguns rumos, tomar outras direções; e, por mais difícil que seja trilhar o novo caminho, precisamos no colocar em marcha. A partir dos resultados do 3º Capítulo Provincial, teremos um novo rumo, uma orientação, uma linguagem comum. Firmamos aqui, o compromisso de nos colocarmos lado a lado, com os irmãos, para tornar os sonhos de Champagnat, uma realidade absoluta.

Nosso muito obrigado pela confiança em nós depositada e que Maria, nossa Boa Mãe e S. Marcelino Champagnat intercedam junto a Deus para que a Província Marista do Rio Grande do Sul seja ricamente abençoada, que a obra cresça e se fortaleça, sempre centrada no sentido mais profundo da sua missão e que Deus, no seu infinito amor, sele esta aliança entre leigos e Irmãos Maristas pela causa da evangelização, da educação e da solidariedade.

Com carinho e consideração,

Cátia Pires, Emílio Jeckel, Gustavo Balbinot, Marcelo Silva,
Marisa Crivelaro da Silva, Sérgio Schons e Vanderlei Fornari.

Veranópolis, 9 de dezembro de 2009.

PREV

Rio Grande do Sul: tem início o Triênio 201...

NEXT

Info-Conseil Vol. III - No 11...