2022-12-14 BRAZIL

Experiência de voluntariado de Professora da PUCRS na Região Amazônica

Entre os dias 31/10 e 27/11, Vera Lúcia Brauner, da Província Brasil Sul-Amazônia, realizou uma experiência de voluntariado na Região Amazônica. A professora aposentada da PUCRS teve uma passagem rápida por Lábrea, mas esteve em Camaruã por 20 dias. Ambas as cidades localizam-se no estado do Amazonas. Ela ficou hospedada na Comunidade dos Irmãos Maristas.

A atuação de Vera na localidade foi relacionada à área de educação na qual teve contato com professores/as da Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. “Observei as aulas e depois fizemos algumas reuniões de compartilhamento de saberes para alinhar atividades importantes a serem incluídas nas rotinas escolares de forma a contribuir com os processos de alfabetização das crianças”, explica.

A voluntária também visitou uma comunidade indígena. Em conversa com uma das professoras, Vera se surpreendeu sobre o quanto o trabalho desenvolvido é conectado com currículo embora a educadora não tenha formação acadêmica.  “Ela investe sua criatividade em metodologias ativas e interdisciplinaridade de forma intuitiva, fazendo com que as crianças possam se manter conectadas com os conteúdos escolares mesmo quando necessitam se ausentar das aulas em função de demandas de trabalho/pesca/garantia de sobrevivência da família”, destaca.

​​Além das atividades pedagógicas, a professora afirma que a vivência do voluntariado se completa por uma infinidade de experiências de vida que foram maravilhosas. “A alimentação muito diferente da que estou acostumada, a visita às casas de farinha para conhecer o processo de produção de farinha de mandioca, as visitas aos moradores, conhecendo seus modos de vida, os deslocamentos de barco pelo rio em cada visita às comunidades. Tudo está guardado com carinho na memória. Volto feliz, de alma leve e com a certeza de que ficará em meu coração a saudade de tudo o que vi e vivi”, conclui.

Voluntariado em Roraima em janeiro

Quatro voluntários/as irão atuar na cidade de Boa Vista, em Roraima, em janeiro do próximo ano. Diego Brandão, professor do Colégio Marista Rosário, de Porto Alegre (RS), e Aline Grings, agente de pastoral do Colégio Marista Pio XII, de Novo Hamburgo (RS), embarcam no dia 6/1/2023 e retornam no dia 20. Já Regina Kohlrausch, professora da Escola de Humanidades da PUCRS, e Glauramar Marques Barbosa, colaboradora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, viajam no dia 21/1 e retornam dia 4/2.

As duplas ficarão hospedadas na Comunidade dos Irmãos Maristas da cidade, serão acompanhadas pelo Irmão Danilo Bezerra e atuarão junto aos/às imigrantes venezuelanos/as e comunidade local.

PREV

The Marist community of Tallit thanks the hel...

NEXT

Boletin Provincial México Central N º 89...