2007-01-03

Fórum Social Mundial 2007

hspace=5De 20 a 24 de janeiro de 2007, acontece no Moi Internacional Sports Center Kasarani, Nairobi, Kenya / África, a 7ª edição do FSM, organizado em torno de nove (9) objetivos gerais, que foram definidos a partir de uma consulta sobre as ações, campanhas e lutas em que estão envolvidas as organizações participantes do FSM 2007, realizada entre junho e agosto de 2006. São eles:
1. Pela construção de um mundo de paz, justiça, ética e respeito pelas espiritualidades diversas;
2. Pela libertação do mundo do domínio das multinacionais e do capital financeiro;
3. Pelo acesso universal e sustentável aos bens comuns da humanidade e da natureza;
4. Pela democratização do conhecimento e da informação;
5. Pela dignidade, diversidade, garantia da igualdade de gênero e eliminação de todas as formas de discriminação;
6. Pela garantia dos direitos econômicos, sociais, humanos e culturais, especialmente os direitos à alimentação, saúde, educação, habitação, emprego e trabalho digno;
7. Pela construção de uma ordem mundial baseada na soberania, na autodeterminação e nos direitos dos povos;
8. Pela construção de uma economia centrada nos povos e na sustentabilidade;
9. Pela construção de estruturas políticas realmente democráticas e instituições com a participação da população nas decisões e controle dos negócios e recursos públicos
Além da cobertura dos jornais, rádio, TV, é possível acompanhar o desenrolar e as novidades sobre a programação do FSM 2007 através do site www.worldsocialforum.org.
?Um outro mundo? é possível!? (Another world is… possible!?) é uma saudação já consagrada entre os participantes dos FSM. Assim, a beleza de um Fórum na África e suas contradições, escolheu Nairóbi, Quênia, como a praça de todos quantos sonham com um outro mundo possível. Estima-se a participação de aproximadamente 150 mil pessoas.
O Quênia é o país do Kilimanjaro (montanha mais alta da África com 5.895m de altitude), que se divide com a Tanzânia, que hoje tem 82% dos glaciais derretidos por conta do aquecimento global… É também o lugar do imenso lago Vitória que se divide com outros países africanos. É também país vizinho da Etiópia e Somália, onde acontece mais uma guerra, muitas vezes atravessando a fronteira… O país já foi colônia de Portugal, depois foi ocupado por árabes e posteriormente, colônia inglesa.
O país encontra-se situado a leste do continente africano, praticamente na linha do equador, tem 560 mil km2, sendo 88% de seu território entre árido e semi-árido, tem uma população de aproximadamente 30 milhões de pessoas, das quais 82% ainda vivem no campo… Tem 42 etnias, cada uma vivendo segundo seus costumes. Além das línguas tribais, o idioma mais falado é o inglês.
De acordo com dados oficiais divulgados pela mídia, aproximadamente 50% da população vive abaixo da linha da pobreza, mais concentrada no campo e ao norte do Quênia. Como a área de cultivo é restrita, há muita pressão sobre o ambiente e disputa pelas terras. Essa situação se agrava consideravelmente quando passa por longas secas ou períodos de terríveis enchentes. Por tudo isso, o país não é tudo aquilo que se imagina da África; vai muito além.
Pelas maravilhosas matérias que assistimos no discovery channel, national geographic, dentre outros, os parques nacionais são muito amplos e bonitos. A Reserva Nacional de Masai Mara, por exemplo, que fica a mais ou menos seis horas de Nairóbi, tem 1.510 km2 e uma população estimada em 1,5 milhão animais… É o mais importante ponto de visitação turística do país e um dos mais famosos do planeta. Daí a preocupação de se preservar essas áreas e a biodiversidade, inclusive em função do turismo.
Há quem critique o Fórum por não passar da uma feira de idéias e trocas, mas que não se desdobra em nenhuma estratégia de mudança. E também que já estaria ficando repetitivo. Todavia, em tais Fóruns Mundiais os desafios globais se socializam e se fortalecem redes em defesa de tantas questões, não é mesmo. Basta lembrar a questão da água, por exemplo. Críticas à parte, num mundo de desafios globais é essencial globalizar as experiências, as esperanças e também as frustrações. Quem sabe o FSM 2007, no território onde o ser humano deu seus primeiros passos (?!), contribua para restituir esperanças à quebrantada alma da humanidade.
O Ir. Jorge Gaio e os dois leigos, Bárbara Pimpão e Marcos Barbosa, representantes da Província Marista do Brasil Centro-Sul no FSM 2007, estão hospedados no Marist International Centre de Nairobi, Kenya

Fotos 1

Fotos 2

prof. Ir. Benê Oliveira, fms
PUCPR ? Diretoria de Relações Internas ? Pró?Reitoria Comunitária e de Extensão
CURITIBA, PR, Brasil

PREV

Hermitage.com Numéro 17 - Décembre 2006...

NEXT

Letter from the District Superior N. 16 - 23r...