2021-01-21 BRAZIL

Humanizar – servir – acolher:  desafios a serem enfrentados para o bem comum (Ir. Roque Plinio Loss)

Enfim, chegou a vacina contra a Covid19; provocou tanta morte; mas ainda ameaça, se deixarmos de usar máscara, manter distanciamento e higienizar as mãos. Há muita gente irresponsável e insensível às ameaças desta esta pandemia. Entretanto, há outras pandemias tão prejudiciais como a Covid 19; contaminam as pessoas, pois o vírus que as produz pode infestar-nos, e, se não o combatermos sempre, espalha-se e vai destruindo as famílias, a sociedade, o mundo. São vírus que todos conhecemos: o ódio, a corrupção, a vingança, a ganância, a inveja, o egoísmo, o materialismo…Eles nos DESUMANIZAM, DESPERSONALIZAM, ANIQUILAM TUDO…

A vacina contra estes vírus, tem os seguintes anticorpos: HUMANIZAR – SERVIR – ACOLHER. É um desafio, pois temos que usar máscaras constantemente e ensinar as pessoas a Humanizar – Servir – Acolher, sem desanimar…

De fato, estamos estarrecidos com o que vem acontecendo no mundo, no Brasil e até no dia a dia ao nosso lado. São vírus que provocam: feminicídio, racismo, discriminação, corrupção, devastação do meio ambiente; são ideologias que visam apenas o lucro, descartando idosos, pobres, negros, índios…É uma ideologia que contamina através de um sistema baseado na competição tanto  a nível econômico, como cultural, político e mesmo religioso. As consequências estão aí cada vez mais fortes até com ameaças de guerras, mantendo grupos fortemente armados e ações terroristas cada vez mais sofisticadas.

Graças a Deus, há pessoas e grupos com atitudes que vão contra estas ideologias; basta olharmos cada dia tantas pessoas doando-se no combate da Covid19, expondo a própria vida; entidades comerciais distribuindo cestas básicas, estados acolhendo os doentes vindos do terror de Manaus, países mandando cargas de oxigênio… Isto é Humanizar, Servir, Acolhe: São atitudes profundamente humanas, cristãs e de outras  entidades com  pessoas que lembram vultos da humanidade doando-se como Cristo ensinava e fazia…Mesmo entre nossos familiares há pessoas assim…

Há diversos modos de reagir contra estas pandemias, tanto individualmente como em grupos: internet, conversas pessoais, trocas de ideias, debates, esclarecimentos, rádio, TV, escolas, igrejas, clubes…

Não podemos ficar omissos diante desta realidade e de outras que estão aparecendo nessas mudanças de épocas. Sociólogos, filósofos, teólogos, médicos, historiadores, pastores…estão alertando através de tantos outros meios. Como cidadãos/ãs, pessoas de senso crítico, educadores/as, temos que tomar conhecimento para nosso bem e de toda a humanidade. Entretanto, há também manipuladores e milagreiros que exploram o povo com receitas inventadas, cobrando caro…CUIDADO!…

Como verdadeiros cristãos e pessoas de tantas outras entidades religiosas, sociais e mesmo sem crença definida, mas que lutam corajosamente nos diversos setores, sobretudo nas classes mais humildes, doam suas vidas baseadas em princípios humanitários, mesmo sem visar lucro, lembrando o que disse Jesus: ”Não podeis  servir a Deus e ao dinheiro” (Mateus, capítulo 6, versículo 24). A oração a S. Francisco ensina também que: é doando que se recebe; é perdoando que se é perdoado…

Então, mãos à obra, unindo forças com programas bem elaborados, contando sempre com a ajuda de Jesus que ensinava seus/suas discípulos/as a fazer o que ele fazia partilhando o pão, cuidando dos doentes, aleijados, estrangeiros, pobres e ricos…sem desprezar ninguém, HUMANIZANDO, SERVINDO E ACOLHENDO.

____________

Ir. Roque Plinio Loss – Brasil Centro-Norte
Belo Horizonte, 19-1-2021.

PREV

México Occidental: Boletín N. 30 del Consej...

NEXT

District of the Pacific - District Update...