2011-07-07

Instalação da Paróquia São Marcelino Champagnat

ParóquiaO sonho do nosso Fundador, São Marcelino Champagnat, Todas as dioceses do mundo entram em nossos planosconcretizou-se, mais uma vez, por ocasião da instalação, no dia 21 de junho, da Paróquia São Marcelino Champagnat, na capela do Colégio Marista São José, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

 A celebração foi presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e concelebrada por Dom Edson de Castro, Bispo Auxiliar, e sacerdotes de diversas paróquias da Arquidiocese. Estiveram presentes os Irmãos da Comunidade Marista da Tijuca, alguns Irmãos da Administração Provincial, colaboradores maristas, paroquianos, educadores, pais e estudantes do Colégio Marista São José – Barra. Como filhos da mesma Igreja, somos conscientes da necessidade que temos, todos nós, educadores, famílias e grupos sociais de pertencermos a lugares de educação, a comunidades cristãs, onde a nossa humanidade seja continuamente educada e a nossa esperança, cotidianamente renovada. Nesse sentido, pudemos experimentar, com a inauguração da nova Paróquia, como Deus vem sempre ao nosso encontro, como o fez São Marcelino Champagnat para com aquele jovem pobre, João Batista Montagne. Nós educadores da comunidade educativa do Colégio Marista São José – Barra, cotidianamente, víamos crianças, jovens e idosos perguntarem sobre o início da Paróquia, sobre as missas, sobre a catequese e ainda um lugar onde pudessem celebrar bodas, casamentos e batizados. A espera era muito grande. Esses testemunhos foram também sinais do coração desejoso do homem por esse lugar de evangelização e de encontro com Deus.

 Nesse sentido, a posse do Padre Evandro José da Silva como pároco da Paróquia São Marcelino Champagnat foi muito esperada e querida. Pudemos constatar isso também no dia da instalação, ao assistirmos à chegada de diversas pessoas, de diversos lugares da Barra e da cidade do Rio de Janeiro.

A comunidade educativa do Colégio Marista São José – Barra agradece a todos os Irmãos, ao Conselho Provincial, ao Vice-Provincial e ao Irmão Provincial, aos Superintendentes Dilma Alves e Ir. Humberto Gondim, às Gerências e a todos os colaboradores maristas que cotidianamente trabalham para a realização desse sonho. Agradecemos de uma forma particular também à Arquidiocese do Rio de Janeiro que caminha conosco na concretização dessa obra.

 Peçamos a Maria e a São Marcelino Champagnat que intercedam junto ao Pai por mais essa obra de evangelização.

________________
Ir. Pedro Jadir de Araújo Melo
Diretor do Colégio São José – Barra, Rio de Janeiro – RJ

_____________________________________________________________

Na ocasião, o Ir. Provincial pronunciou as seguintes palavras:


 Exmo. e Revmo. Dom Orani João Tempesta,
 
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro – RJ,
 Exmo. e Revmo. Dom Edson de Castro,
 
Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro – RJ,
 Revmo. Pe. Evandro José da Silva,
 
Pároco da nova Paróquia São Marcelino Champagnat,
 Meus queridos irmãos e amigos.

 A Província Marista do Brasil Centro-Norte e, especialmente, a Comunidade Educativa do Colégio Marista São José – Barra sentem-se honradas com a instalação da Paróquia São Marcelino Champagnat e a bênção desta Capela dedicada ao nosso Santo Fundador. O sonho de São Marcelino Champagnat foi expresso nas palavras que ele mesmo pronunciou em vida: “Todas as dioceses do mundo entram em nossos planos”. Seu amor à Igreja levou-o também a afirmar: “O Papa é para o mundo moral o que o sol é para o mundo físico”.
 
E, falando dos Bispos: “Os Bispos são nossos pais e devemos considerar-nos como seus filhos e prestar-lhes em toda ocasião nosso respeito e nosso acatamento”. Diz o Ir. João Batista, primeiro biógrafo de Champagnat: “Quando chegou a La Valla, encontrou a igreja suja. Pôs-se, ele próprio, a limpá-la, tirando a poeira e as teias de aranha. Caiou alguns lances das paredes, pois, tinham aspecto repugnante. Lustrou candelabros e crucifixos, espanou as estátuas e tudo o que servia à ornamentação. Encerava semanalmente os degraus do altar e mantinha o asseio na sacristia. Continuou nesses serviços até que um Irmão estivesse suficientemente treinado para assumi-los. Para dar mais esplendor aos ofícios divinos, e também alimentar a devoção dos fiéis, preparou os meninos para ajudarem a missa e ensinou-lhes as cerimônias da Igreja; por ocasião da procissão do Corpo de Deus, mostrava-lhes como incensar o SSmo. Sacramento e jogar-lhe flores com circunspecção e modéstia. A fim de conseguir que os acólitos cumprissem tudo isso com a máxima piedade, punha-os numa espécie de noviciado, e somente deixava ajudar no altar se tivessem merecido tal favor por um procedimento irrepreensível, por determinado espaço de tempo”.
 
Champagnat preocupou-se com a catequese, como educação da fé, sobretudo das crianças. Quando fundou a Congregação Marista quis, antes de tudo, que os Irmãos fossem catequistas. Encaminhou-os, em seguida, para as escolas, onde também deviam fazer catequese.
A instalação desta Paróquia a ele dedicada vem reforçar nossos laços maristas com a Igreja Local e a Igreja Particular. A bênção desta Capela nos lembra que o importante na vida cristã é contemplar a beleza de Deus através de sua Criação, que se vai completando com a ajuda do ser humano. Como dizia Fernando Pessoa: “O Homem sonha, Deus quer, a obra nasce”!

PREV

KUYA CENTER....re-building a new home...

NEXT

Marista na ExpoCatólica 2011...