2015-12-08

Ir. Ataide José de Lima toma posse como novo provincial da PMBCN

A partir de hoje, dia 08 de dezembro, a Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN tem um novo provincial para a gestão do triênio 2016-2018. O Irmão Ataide José de Lima tomou posse no cargo em solenidade realizada no Centro Marista de Formação Vila Champagnat, em Brazlândia/DF, com a presença de Irmãos, gestores e familiares e do Ir. Wellington Medeiros, que ocupou a função nos últimos seis anos. O ocasião marcou a instalação do 5º Capítulo Provincial, evento que definirá as prioridades do triênio, os novos conselheiros provinciais e revisará as normas da instituição.

 

O vigário geral do Instituto Marista, Ir. Joseph Mc Kee empossou oficialmente o Ir. Ataide, com a leitura da carta de nomeação do superior geral Ir. Emili Turú e o agradecimento pela disponibilidade em assumir a missão. “O senhor tem o apoio de todo o governo geral no serviço ao Instituto”, destacou o Mc Kee.

 

No primeiro discurso como provincial, Ir. Ataide destacou a importância da unidade da Província e da comunhão com a Igreja, leigos, leigas e colaboradores. Sobre a vida religiosa, lembrou do papel dos Irmãos idosos como exemplo e da sintonia com o Ano da Misericórdia, aberto pelo Papa Francisco no dia de hoje, quando também é celebrado o Dia da Imaculada Conceição e os 12 anos da PMBCN. “Creio que podemos iniciar o novo triênio com este forte apelo: “Sede misericordiosos, como o Pai do Céu é misericordioso” (Lc, 6, 36), lembrou.

 

O novo provincial convidou, ainda, aos Irmãos à reflexão sobre a relação com os leigos, leigas e colaboradores. “O que podemos fazer para propiciar a maior participação deles na Missão, dentro da Província, nas nossas obras e comunidades. O que temos a aprender com eles?”. Na dimensão da gestão, o Irmão mencionou o desejo de empenhar os esforços para a aprimorar o modelo de governança corporativa, em sinergia com o Instituto Marista. “Avancemos, todos juntos, rumo a um novo começo, onde o futuro tem coração de tenda”, disse Ir. Ataide.

 

A cerimônia teve, também, a presença do conselheiro geral Ir. Josep Maria Soteras; do provincial da Província Cruz del Sur, Ir. Alberto Aparicio e do vice-provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul, Ir. Benê Oliveira. Foram feitas homenagens ao Ir. Wellington Medeiros, que ocupou o cargo de provincial por seis anos, e aos Irmãos que dividiram com ele o governo. “Sou grato por compartilhar a missão com vocês. Desejo ao Ir. Ataide um excelente apostolado. Siga em frente, com a graça de Deus e a proteção de Maria”, partilhou Ir. Wellington.

 

Natural de Mogi das Cruzes/SP, o Irmão Ataide é licenciado em História pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação do Estado de Minas Gerais/FAE. Também foi diretor do Colégio Marista de Goiânia/GO e durante muitos anos contribuiu como formador nas Casas de Formação de irmãos maristas, nas etapas do pré-postulado, postulado, noviciado e juniorato. Ir. Ataide, até o final de 2015, exerceu a função de diretor secretário na UBEE e UNBEC, junto à função de vice-provincial da PMBCN, cargos que ocupou desde dezembro de 2012. Ele, que integra o Conselho Provincial desde 2009, já exerceu, ainda, as funções de secretário e conselheiro.

 

A partir das 19h, está marcada a Missa de Ação de Graças pela posse do provincial, no Colégio Marista Champagnat, em Taguatinga-DF. O evento será transmitidas ao vivo, pelo site www.marista.edu.br/capitulo.

PREV

Assembleia da PMBCN termina com as indicaçõ...

NEXT

Secretariado de Misión - Maristas Chile...