2005-12-02

Ir. Lauro Hochscheidt, novo provincial do Rio Grande do Sul

Ir.Ir. Lauro Hochscheidt assume mandato neste sábado, 3 de dezembro,no Recanto Medianeira, em Veranópolis, às 11h. Com 51 anos, o irmão marista Lauro Francisco Hochscheidt, passa a responder pela Congregação no Estado e pela presidência das três mantenedoras (Some, Ubea e Usbee) que administram a PUCRS, 22 escolas de educação básica e 29 obras sociais. Ao todo são mais de 50 mil estudantes vinculados à Rede Marista de Educação e Solidariedade.

O religioso, que tem mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Salesiana em Roma, é licenciado em Ciências e Química pela PUCRS e lecionou por vários anos em escolas maristas. Ele assume o cargo de provincial pela segunda vez, sucedendo o atual provincial, Ir. Roque Ari Salet, que comandou a Província de 2002 a 2005.

A posse do novo provincial marca o início do II Capítulo Provincial, assembléia de caráter deliberativo que estabelecerá o objetivo geral da atuação para os próximos três anos (2006-2008), definir as prioridades de ação e eleger os conselheiros para a gestão da Província.

Entre os Irmãos convocados estão 35 capitulares eleitos, oito integrantes do atual Conselho Provincial e o superior do Distrito da Amazônia. Serão 44 Irmãos com direito a voto. Representando o Conselho Geral estará presente o conselheiro Ir. Antônio Ramalho. Sete leigos também participam da assembléia.

Perfil do novo provincial
Ir. Lauro Hochscheidt tem 51 anos (nascido em 16 de novembro de 1954). Natural do interior do atual município de Passo do Sobrado/RS, ingressou na formação marista no Internato São José de Lajeado, onde cursou a 1a série Ginasial, hoje Colégio Estadual Castelo Branco. Freqüentou os colégios maristas Maria Imaculada, de Canela, o colégio marista de Estrela e o Champagnat, em Porto Alegre. O noviciado, etapa na qual o jovem se torna Irmão, foi realizado em Passo Fundo, no Instituto São Marcelino Champagnat. Continuou a formação de Irmão em comunidades maristas da capital, estudando na PUCRS e lecionando no Colégio Marista Assunção.

Em 1982 atuou na formação inicial dos candidatos à vida religiosa marista em Caxias do Sul, onde também lecionou no Colégio La Salle e no Seminário Diocesano. De 1990 a 1992 estudou em Roma, na Universidade dos Salesianos, especializando-se em Educação e Pastoral Juvenil. Em 1993 assumiu a formação inicial no Juvenato e o Magistério no Instituto Marista Graças, em Viamão.

Nos anos de 1997 e 1998, em Vacaria, coordenou a etapa de formação dos candidatos à vida religiosa marista, no Postulado Nossa Senhora da Oliveira. Em 1999 foi designado para atuar em Bom Princípio, berço da obra marista no Estado. Lá ajudou organizar o Centro Vocacional Marista no Instituto Sagrado Coração de Jesus e coordenou as reformas da casa.

Nos anos 2000 a 2002 foi Provincial na Província Marista de Porto Alegre. Ainda em 2002 foi escolhido para ser o vice-provincial e depois acumulou a função de ecônomo provincial, cargo que ocupou até o final de 2005.

PREV

Newsletter - II Capítulo Provincial V...

NEXT

Hoja Informativa Marista Mediterránea 36...