2005-12-05

Ir. Lauro, novo Provincial do Rio Grande do Sul, toma posse e relembra compromisso de Irmãos e leigos

Ir.Com a presença de mais de 200 pessoas, tomou posse no sábado, 3 de dezembro, o novo provincial da Província Marista do Rio Grande do Sul, Ir. Lauro Francisco Hochscheidt, 51 anos. A cerimônia aconteceu no Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis, durante a missa que marcou o encerramento da gestão do Irmão Roque Ari Salet e o início do mandato de Hochscheidt. Foi o primeiro ato do II Capítulo Provincial, assembléia de caráter deliberativo que definirá os rumos da Província para os próximos três anos (2006-2008).
Em seu discurso de posse, o novo provincial prometeu o máximo de esforço para atender às expectativas da comunidade marista do Rio Grande do Sul formada hoje, por 203 Irmão Maristas. Ele relembrou a abrangência da atuação da Província ressaltando que os Maristas são responsáveis por uma universidade e um hospital (PUCRS), 22 escolas, 29 obras sociais e 32 comunidades de religiosos, além dos missionários lotados no Distrito da Amazônia e em Angola, na África. Para dar andamento a este universo, conta com mais de nove mil colaboradores leigos.
Ir. Lauro convocou os Irmãos Maristas a resignificarem a consagração religiosa. Precisamos mostrar que vale a pena viver em prol de uma causa maior como a da educação e evangelização de crianças e jovens. É necessário viver nossa vocação com beleza, ternura, graça e misericórdia, afirmou. Já os leigos foram convocados a continuarem como parceiros fortes na missão. Temos todos, uma responsabilidade social muito grande.
Entre os desafios listados pelo novo provincial está o de como viver melhor os valores cristãos na realidade atual. Precisamos dar novas respostas aos apelos do mundo moderno com audácia, esperança e impulsionando vida. Ele entende que, a partir destes princípios será possível construir uma província unida, moderna e evangelicamente fecunda.

Ir. Roque Salet

Depois de três anos, quatro meses e 11 dias à frente da Província Marista do Rio Grande do Sul, o primeiro provincial pós-unificação das antigas províncias maristas de Porto Alegre e Santa Maria, despediu-se do cargo na manhã deste sábado, dia 3. Ir. Roque Ari Salet agradeceu a todos que colaboraram com o seu governo: Conselho Geral, Conselho Provincial, coordenadores de organismos, reitor e vice da PUCRS, diretores de colégios, coordenadores de obras sociais, leigos e Irmãos. O agradecimento especial foi para a proteção divina, as bênçãos de São Marcelino e da Boa Mãe. Também recebeu referência, o vice-provincial Ir. Lauro Hochscheidt.
Roque lembrou que todo o resultado da sua gestão se deve à participação de todos. Foi um período de trabalho sério, responsável e profissional, no qual buscamos a unidade, respeitando a diversidade. Ele afirmou que o novo provincial tem todas as condições para seguir com coragem a caminhada da Província, realizando aqui e agora o sonho de Champagnat.
A posse do novo provincial encerrou com almoço festivo.

PREV

Ir. Lauro Hochscheidt, novo provincial do Rio...

NEXT

Curso CEPAM - Noviembre 2005...