2011-06-07

Itaú premia Centro Social Marista Dourados

CentroO Centro Social Marista Dourados está entre as 20 organizações que receberão aporte financeiro do Fundo Itaú de Excelência Social (Fies), para desenvolvimento de seus projetos ambientais. A instituição foi reconhecida pelo desenvolvimento do Programa de Educação Ambiental Marista, que instituiu ações educativas para a comunidade e também preservou uma reserva de Mata Atlântica, localizada na região em torno da unidade.

Os recursos serão utilizados na ampliação do programa, que prevê, entre outras ações, a construção até o final do ano de uma trilha ecológica para visitas à reserva. A diretora do Centro Social, Fabíola Cordova, disse que a trilha possibilitará visitas monitoradas, sem que haja impacto à fauna e flora local. A trilha dará maior visibilidade ao programa e permitirá o estabelecimento de parcerias com outras instituições para expandir o programa, salienta.

O Programa de Educação Ambiental Marista foi implantado pelo Centro Social em 2003, com o objetivo de criar espaços físicos e atividades orientadas de educação ambiental aos educandos, suas famílias e a comunidade da cidade. Com as ações desenvolvidas, a unidade conseguiu, entre outros resultados, extinguir o uso de copos descartáveis, aumentar o uso de papel reciclado e fomentar a preservação do meio ambiente, por meio das oficinas socioeducativas.

O programa também foi reconhecido pela Câmara Municipal de Dourados, que concedeu uma moção de congratulação pelo trabalho desenvolvido. Este reconhecimento destaca a importância de criar princípios de valorização e respeito à vida, e mostra que não estamos preocupados somente com uma educação cidadã, religiosa ou científica, destaca a diretora.

Segundo a assessora de projetos da Rede Marista de Solidariedade, Vanderlúcia da Silva, o projeto tem algumas características importantes e inovadoras, como: colocar a educação ambiental na pauta principal de ações do Centro Social, investir na difusão de boas práticas ambientais do cotidiano, e envolver as famílias e a comunidade no Programa. A ideia é, além de envolver a comunidade em torno do centro social, buscar outros parceiros como universidades, ONGs, entre outros, que possam somar esforços em favor do meio ambiente, destaca.

A grande maioria dos 300 educandos atendidos diariamente pelo serviço de Apoio Socioeducativo já aderiu à prática da separação do lixo em casa. Todos os dias eles levam para o Centro Social os materiais descartáveis que seriam dispensados (pets, papelão, embalagens, etc.), os quais são utilizados nas oficinas socioeducativas e o excedente é encaminhado para a reciclagem.

A Rede Marista de Solidariedade atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. É formada por 24 Centros Sociais Maristas, quatro unidades do ProAção (Programas de Ação Comunitária e Ambiental), pelo Centro Marista de Defesa da Infância e por programas de bolsas de estudo para a educação básica e o ensino superior, entre outros projetos. Atende mais de 10 mil crianças, adolescentes e famílias de forma direta e continuada.

PREV

Centenaire de la présence mariste à Madagas...

NEXT

PJM no coração e na conexão de Champagnat...