2020-04-09 GUATEMALA

Itinerário de Formação em Preparação aos Votos Perpétuos > Crônica 5

Os Irmãos participantes do Itinerário de Formação em Preparação aos Votos Perpétuos, que estão na Guatemala, concluíram mais uma etapa da atividade. A quinta semana foi marcada pela realização de um retiro. Em seguida, veio um período de estudo sobre importantes documentos da Igreja.

Ainda que sejam necessárias adaptações, devido à situação atual relacionada ao coronavírus, o Itinerário segue seu curso. Medidas de prevenção estão sendo adotadas, conforme orientações das autoridades.

Fonte: marista.org.br

Conclusão do núcleo antropológico da formação

Cidade da Guatemala, 24 de março de 2020.

“Para aonde tu fores eu irei e onde tu viveres, e também viverei. Teu povo será meu povo e teu Deus será meu Deus” (Rt 1,16).

Como conclusão do núcleo antropológico, pudemos, como comunidade, viver uma experiência de retiro (de 3 a 7 de março), animada pelos Irmãos da equipe de animadores (Luis Felipe, Anacleto e Rodrigo). Nosso retiro foi marcado pela experiência dos três votos de nossa consagração, sob a iluminação da Regra da Vida. Foi assim que a cada dia fomos capazes de aprofundar, sob a direção de um Irmão, no voto de castidade, pobreza e obediência.

A casa de retiros Karmel Juyú, das Irmãs Carmelitas de Santa Teresa, em Sololá, foi nossa casa durante o retiro. Um lugar que convida a agradecer ao Deus da vida por sua criação, pois desde ali vimos a majestade do lago Atitlán.

No dia 9 de março, iniciamos a oficina sobre Profecia na Vida Religiosa, animada pelo Irmão João Gutemberg, da Província da Sul-Amazônia, que reside em Manaus (AM). Sua presença e proposta levou todos os Irmãos a se sentirem mais próximos de nossa casa comum, através de várias dinâmicas comunitárias de compartilhar e ler a fé com documentos eclesiais, especialmente a encíclica LAUDATO SI e a exortação pós-apostólica pós-sinodal QUERIDA AMAZÔNIA. Pudemos discutir comunitariamente a dimensão profética em nossas vidas e na vida comprometida de pessoas de nossos locais de origem.

Na última semana, de 16 a 19 de março, aprofundamos o texto da Regra de Vida dos Irmãos Maristas, um documento que nos permitiu aprofundar nossa consagração desde nossa vocação como irmãozinhos de Maria: vivendo em comunidade e nossos corações em permanente atitude de serviço e missão. Os três pilares básicos da Regra, consagração, fraternidade e missão, nos inspiraram a um caminho de espiritualidade e integração, ao serem lidos, meditados e rezados, pessoalmente e em comunidade.

O Ir. Sebastião Ferrarini, da Província Marista Sul-Amazônia animaria a oficina, mas com o fechamento do aeroporto de El Salvador diante da crise epidemiológica do COVID-19, então foram preparados pelos Irmãos coordenadores do Itinerário os textos e orientações. Com todo aprofundamento recebido, fizemos alguns apontamentos que são importantes para revitalizar o dom de nossa vocação e de viver segundo o coração de Maria, como queria Champagnat ao nos dar seu nome.

A partir do desenvolvimento desses pontos importantes, nos perguntamos se nossa vida, nossa consagração, é ser ou fazer. Pois fazer, muitos podem fazer bem, como nossos Leigos. Porém, devemos ter cuidado ao dar mais importância à “função” do que ao nosso “ser”, pois podemos limitar nossa missão. Fazer não é exclusivo do Irmão, nem a “função”. O importante é o senso da missão. Às vezes, limitamos a missão, e perguntamos o que é o “ser”?

Nas últimas semanas, além dos Irmãos que já estavam participando do Itinerário, o Irmão Gilles Lacasse, da Província do Canadá, se juntou à comunidade. Sua presença, simples, prestativa e sorridente, tem sido muito bonita para a nossa comunidade. Na quinta-feira, 19 de março, o Ir. Gilles compartilhou conosco sobre a vida Marista no Canadá, uma conversa cheia de desafios para todos nós.

Sobre o cenário da COVID-19 na Guatemala, os primeiros casos ocorreram no início de março, e foram identificados imediatamente. As eleições de ações do governo tomadas bem cedo, como o distanciamento social, foram importantes para amenizar a epidemia no país. Até o momento são confirmadas 21 casos e uma morte. Seguimos as restrições do governo, da Província e do Centro Marista de Formação, como a higienização, contato com as pessoas e Irmãos idosos, e saídas de casa, a qual fomos informados, que a partir de sábado, 21/03, foi decretado toque de recolher, de 4 p.m às 4 a.m.

Estamos sempre em diálogo com os coordenadores do Itinerário e os Provinciais sobre nossos países, contando com o apoio e buscando a continuidade da experiência de vida comunitária e formação, sem perder o aprofundamento e qualidade dos momentos.

Secretaria e comissão de crônicas
POR – Ir. Danilo Ferreira (Brasil Centro Norte)

PREV

Marist Association - Christlife Newsletter Vo...

NEXT

Rainbow Annual Activity Report | 2019_2020...