2015-10-21

Jovens lançam 5º edição da revista Voz da Rua

Iniciativa desenvolvida na Vila Torres retrata anseios, sonhos e críticas de jovens do projeto Voz da Rua

Os jovens que participam do Projeto Voz da Rua farão um evento de lançamento da 5ª edição da revista Voz da Rua, no dia 21 de outubro das 14 às 17h, na FTD Digital Arena.

O evento contará com apresentações de dança, teatro, poesia e vídeo. Além da distribuição da nova edição da revista, que é o diálogo dos jovens com a sociedade e as redes públicas. Todo o conteúdo busca transmitir, em palavras e imagens, os anseios, temores, desafios, sonhos, expressões e críticas da juventude.

A coordenadora do projeto Voz da Rua e do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), no Centro Educacional Marista Irmã Eunice Benato, Fernanda Terra, conta que o projeto existe há 4 anos e meio. “Trabalhar uma proposta social relacionada à cultura de rua é uma maneira de integrar o jovem da periferia ao universo social. Esse projeto mostra resistência, militância e a importância de acreditar na voz do jovem, que tantas vezes é desacreditado pela sociedade”, declara.

Temas como protagonismo juvenil, cultura e identidade estão em pauta nas edições, a fim de estimular o leitor a refletir sobre sua contribuição na construção de uma sociedade melhor e mais inclusiva.

A editora da revista Ana Caroline Paulino e o designer gráfico e fotógrafo Igor Martins, começaram como jovem aprendiz na unidade e estão no projeto há quase três anos. Além deles fazem parte do projeto Matheus Gomes, como diretor administrativo, Wellington da Cruz e Luiz Fernando, ambos auxiliares administrativo.

“Queremos levar a informação para os jovens, mostrar como eles se comunicam, as diferenças entre as culturas e que eles também têm um espaço onde podem expressar suas opiniões e talentos. Gosto muito de fazer parte do projeto e hoje quero até fazer faculdade de comunicação social”, revela Caroline.

Projeto Voz da Rua
O Projeto é desenvolvido no Centro Educacional Marista Irmã Eunice Benato, da Rede Marista de Solidariedade. Envolve cerca de 220 educandos dos Programas Jovem Aprendiz, que oferece cursos com o objetivo de promover a formação para o mundo do trabalho para adolescentes na faixa etária de 15 a 18 anos e do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos destinado a adolescentes de 11 a 16 anos.

A primeira e a segunda edição da revista foram escritas e diagramadas pelos próprios educandos. Desde a terceira edição, os jovens contam com o apoio de empresas parceiras como o Estúdio Sem Dublê, que apoia e orienta o grupo na diagramação; a editora Champagnat, que faz a correção ortográfica; e a gráfica WL Impressões, que viabiliza as tiragens da 5ª edição.

Atualmente, a cada edição são 1.500 exemplares, com distribuição gratuita para jovens, comunidade acadêmica, comunidade escolar, rede socioassistencial, centro de referência da comunidade local e da região metropolitana de Curitiba. O projeto tem uma página no Facebook, acesse em https://www.facebook.com/revistavozdarua.

Serviço: Lançamento da 5º edição da Revista Voz da Rua
Data: 21 de outubro de 2015
Horário: das 14h às 17h (quarta-feira)
Local: FTD Digital Arena – PUCPR
Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho. Curitiba-PR

Sobre a Rede Marista de Solidariedade
A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 26 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

Sobre o Grupo Marista – Província Brasil Centro-Sul
No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

PREV

Boletín N° 25 del Secretariado de Misión...

NEXT

Reitor da PUCRS foi eleito dirigente cristão...