2013-07-26

Mais de um milhão de pessoas acolhem o papa na JMJ ? Rio 2013

foto“O melhor momento foi quando o Papa chegou, eu arrepiei da cabeça aos pés. Deu vontade de chorar. A emoção foi enorme”. O relato é do estudante Benieldo Alencar Rodrigues, 19 anos, da delegação da Escola Marista Champagnat de Teresina (PI). Na noite desta quinta-feira (25/07), ele e outros jovens maristas estiveram na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, entre mais de um milhão de pessoas para acolher o papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude – Rio 2013.

De papa móvel, o Pontífice percorreu mais de quatro quilômetros para abençoar os fiéis que foram prestigiar a sua chegada. Jovens de quase 200 países rezaram juntos e emocionaram-se com as palavras de Francisco. “Saúdo a todos com muito carinho. A vocês, aqui congregados dos cinco continentes e, por meio de vocês, a todos os jovens do mundo, particularmente aqueles que não puderam vir ao Rio de Janeiro, mas estão em ligação conosco através do rádio, televisão e internet, digo: Bem-vindos a esta grande festa da fé!”, disse o santo padre.

Com o lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19), a JMJ que começou no dia 23 de julho, segue até domingo (28/07), na capital carioca. Mais de mil jovens maristas das províncias do Brasil e de 40 países participam do evento. A Jornada acontece a cada dois ou três anos. A última edição foi realizada em 2011, em Madri, onde também estiveram presentes as juventudes maristas. A edição deste ano marca também a primeira viagem internacional do papa Francisco desde a sua nomeação.

Antes da chegada do papa, os peregrinos se divertiram ao som de cantores católicos nacionais e internacionais. Nesta sexta-feira (26/07) tem a Via-Sacra, ato central da JMJ em que os peregrinos se dirigem à Copacabana para participar de oração e meditação dos mistérios da Paixão de Cristo. No sábado (27/07), acontece a Vigília de Oração. E, no domingo (28/07), a missa de envio presidida pelo papa Francisco, onde ele envia os jovens de volta às suas casas com a missão de fazerem discípulos e anuncia o nome da próxima sede da JMJ.

Pelas manhãs, os jovens participam das catequeses com Bispos, por idioma, em paróquias da capital. Nos encontros, as apresentações falam sobre como ser discípulos de Cristo, dentre outros temas abordados.

Prov. Brasil Centro-Norte – Sala de Imprensa

PREV

Mensagem da UMBRASIL de boas-vindas ao Papa F...

NEXT

New Lands Vol 4...