2013-01-25

Missão Internacional da PUCRS resulta em parcerias e projetos

 

A quarta etapa da missão internacional da PUCRS na Europa acontece em Portugal, onde a comitiva, liderada pelo Reitor, Joaquim Clotet, participa de visitas a universidades, institutos de pesquisas e outras instituições. Na segunda-feira, 21, foi assinado convênio com a Universidade de Aveiro para o desenvolvimento de pesquisas em áreas diversas, além de atividades acadêmicas e culturais entre as instituições. O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Universidade, Jorge Audy, adianta que em junho uma comitiva da instituição visitará a PUCRS. " Vamos aprofundar a cooperação nas áreas de geriatria e gerontologia, neurociências e petróleo", destaca.

PUCRS

Na Universidade de Lisboa a comitiva foi recebida pelo reitor, Antonio Novoa, e demais integrantes da administração. Temas como a reforma das universidades portuguesas, mobilidade de alunos e pesquisadores, reconhecimento de diplomas e possibilidades de dupla titulação estiveram na pauta. Durante o almoço oferecido por Novoa foi reforçada a importância das atuais parcerias, principalmente nas áreas de Letras, e discutidas possibilidades futuras de cooperação. Ainda no mesmo dia, na Embaixada do Brasil em Portugal, ocorreu o lançamento da obra Narrativas de Casimiro de Abreu, organizada pela diretora de pós-graduação da Pró-Reitoria Acadêmica da PUCRS (Proacad), Maria Eunice Moreira.

A Universidade Nova de Lisboa (UNL) também esteve no roteiro. No local ocorreram reuniões na Faculdade de Ciências e Tecnologia, e foram propostas pesquisas em conjunto nas áreas de engenharias, química, ciência da computação, incubação de empresas e parques tecnológicos. Clotet e o reitor, Antonio Rendas, assinaram um Protocolo de Co-Tutela Internacional de Tese de Doutoramento, envolvendo o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia dos Materiais da Faculdade de Engenharia da PUCRS e o Programa Doutoral em Química Sustentável da UNL.

Nesta quarta-feira, 23, acontece a quinta etapa da missão, na Universidade Técnica de Lisboa. Após, o grupo segue até a Inglaterra, com visitas a Newcastle e Londres, e permanece na Europa até 29 de janeiro.

_______________
Bianca Garrido Dias – Jornalista

PREV

Revista Compostela nº 32...

NEXT

Provincia Informa 4 - Prov. Brasil Centro-Nor...