2022-04-29

Novo Conselho é eleito pela Rede de Universidades Maristas

Ao longo desta semana, foi realizada a X Assembleia da Rede Internacional Marista de Educação Superior, na PUCRS, Brasil. O trabalho desenvolvido durante esses dias resultou na aprovação do Estatuto Fundacional da Rede, aprovação do modelo operativo e eleição do novo Conselho Diretivo. Participaram do evento representantes de 21 instituições de ensino superior no mundo.

Eleitos para seguir a caminhada em Rede

Da esquerda para direita:
Ir. Luiz Carlos Gutierrrez – Vigário Geral do Instituto Marista.
Membros do Conselho Diretor: Ir. Marcelo Bonhenberger, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Ana Gabriela Aguirre Franco, da Universidad Marista de la Ciudad de México, Ir. Arnel S. Alfanta, da Notre Dame Of Kidapawan College – Filipinas; Irmão Carlos Alberto Rojas, representante do Governo-Geral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com aprovação do novo estatuto, a RIMES passa a ser conduzida por um Conselho Diretor composto por representantes de idioma de língua inglesa, portuguesa e espanhola, e de um representante da Casa Geral. Assim, os eleitos para a seguir a frente dessa atuação foram Ir. Marcelo Bonhenberger, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – que atuará como Presidente e representará a língua portuguesa; Ana Gabriela Aguirre Franco, da Universidad Marista de la Ciudad de México, representante de língua espanhola, que atuará como Vice-Presidente, e o Ir. Arnel S. Alfanta, da Notre Dame Of Kidapawan College – Filipinas, que será o representante de língua inglesa. E como representante do Governo-Geral, o Conselho contará com a participação do Irmão Carlos Alberto Rojas.

Também foram eleitos os membros do Conselho Fiscal. Ele será composto por Fabiano Incerti, da PUCPR; Sílvia Vargas Salazar, da Universidad Marista Valladolid, do México; Osuji Gregory Ekene Rev, Marista Polytechnic Enugu, da Nigéria; Ir. Marino Latorre Ariño, da Universidad Marcelino Champagnat, Peru.

Frutos do encontro

Além da eleição do novo Comitê, ao longo da semana muitas atividades fizeram parte da programação. Uma delas foi o relançamento do documento Ação Evangelizadora Marista na Educação Superior, produzido no ano de 2017, e que foi atualizado e traduzido nos três idiomas. Também o diálogo sobre o plano estratégico, alinhou os direcionamentos e objetivos que serão trabalhados pelos próximos dois anos.

Desafios futuros

No fechamento do encontro, o Ir. Carlos Alberto Rojas conduziu uma fala para apresentar e fortalecer as atuações em rede presentes no Instituto. Ele recordou o quanto esse desenvolvimento colaborativo é o futuro da instituição marista e está conectado, sobretudo, com os apelos da Igreja, como o Pacto Educativo Global, bem como com transformações na sociedade.

Na sequência, o Ir. Luiz Carlos Gutierrez, vigário geral do Instituto Marista, realizou a fala final afirmando que é necessário avançar e estar conectado à essência da missão marista. “Estarmos conectados com a nossa missão: deve ser algo permeado em nossas vidas e em nossas instituições”, disse. “Eu acredito que é isso que deve nos provocar como maristas quando planejamos algo: ter audácia para avançar, focando nas oportunidades de conexão”.

Por fim, foi acordado entre o grupo que as próximas Assembleias ocorrerão de forma híbrida e anuais; sendo a cada dois anos presenciais. O próximo encontro presencial já está marcado para 2025, em L’Hermitage, na França.

PREV

District of the Pacific Updates - Friday 29th...

NEXT

Cruz del Sur: Boletín Digital Mensual n°86 ...