2016-12-12

O Ir. Evilázio Teixeira e Sr. Jaderson Costa da Costa foram empossados como Reitor e Vice-Reitor da PUC de Porto Alegre

Evilázio Teixeira e Jaderson Costa da Costa foram empossados na manhã desta sexta-feira, 9 de dezembro, como Reitor e Vice-Reitor, respectivamente. A cerimônia, que contou com a participação do Coral e da Orquestra Filarmônica da PUCRS, ocorreu no Centro de Eventos da Universidade com a presença do Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, do Governador do Estado, José Ivo Sartori, do Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, de demais autoridades, da comunidade acadêmica e de familiares. Na ocasião, foram apresentados também os demais membros da Administração Superior para a gestão 2017-2020; os decanos e decanos associados das novas Escolas de Direito, Medicina e Negócios; decano e decanos associados da Escola de Humanidades; diretores de Faculdades, Institutos e Órgãos Suplementares.

A cerimônia foi conduzida pelo Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre e Chanceler da Universidade, Dom Jaime Spengler. Clotet despediu-se da função agradecendo o apoio dos membros do conselho da Reitoria, a quem caracterizou como “ombros de gigantes”, além do empenho de professores, pesquisadores, técnicos administrativos e alunos. Para ele, uma universidade de excelência está imersa na globalização e aberta para acompanhar as mudanças da sociedade. “Não perduram as universidades mais sólidas, e sim aquelas que se adaptam ao seu tempo. Aquela que não se atualiza, abre mão da sua existência”, ressaltou. Clotet recebeu o reconhecimento dos presentes com longos aplausos aos seus 12 anos de dedicação.

O novo Reitor Evilázio Teixeira destacou que a PUCRS tem uma grande história de sucesso devido às pessoas que fizeram e fazem parte dela. Dessa forma, convidou a comunidade a manter o sentimento de pertencimento. “Vivemos um momento de mudanças, portanto torna-se necessário entender a Universidade como uma instituição que se faz com cada um de nós. Como instituição de Ensino Superior, temos presente que educação se faz sempre na relação entre pessoas”, disse. Teixeira explicou que entre os objetivos para o futuro está fortalecer a PUCRS internacionalmente, consolidar a excelência em todos os níveis de ensino e na pesquisa, reforçar a identidade católica e Marista, e ampliar a integração com a sociedade. “As universidades devem assumir o compromisso como catalisadoras do processo de desenvolvimento do nosso País, Estado e região”, defendeu.

O presidente da Rede Marista, Inácio Etges, disse que é preciso olhar o passado com gratidão. “Temos uma gloriosa história para agradecer e festejar, temos uma outra ainda para ser construída. Agradeço o esmero e dedicação do Ir. Joaquim Clotet e de toda sua equipe”, afirmou ao reconhecer a ascensão em pesquisa, inovação, empreendedorismo e internacionalização durante o período de sua gestão. Para a nova gestão, disse que é preciso viver com paixão o momento presente. “É isso que eu espero do Reitor e do Vice-Reitor. Não temos como olhar o futuro com esperança se não olharmos com encanto e entusiasmo o momento presente”, concluiu. O Arcebispo Dom Jaime Spengler encerrou a cerimônia falando sobre a responsabilidade com os jovens. “A PUCRS é reconhecidamente uma grande Instituição de ensino e de formação, empenhada em conduzir os jovens à verdade. O fato de ser católica amplia a missão da Universidade”. Antes da cerimônia, às 9h, foi realizada uma celebração eucarística na Igreja Universitária Cristo Mestre.

http://www.pucrs.br

PREV

The Marist Brothers Champagnat Trust...

NEXT

Memorial Chile - Archivo-HistĂłrico Patrimoni...