2009-12-15

Província do Rio Grande do Sul traça os rumos para o próximo triênio

hspace=5O 3º Capítulo da Província Marista do Rio Grande do Sul chegou ao seu término no dia 11 de dezembro. O último dia da Assembleia foi dedicado aos encaminhamentos das Mesas de Trabalho através da proposição de ações concretas que possam responder ao Objetivo Geral e Prioridades do Triênio.

Participaram do evento cerca de 60 pessoas entre Irmãos eleitos, Irmãos ouvintes e Leigos convidados. No decorrer do Capítulo, tomou posse o novo Provincial, Ir. Inácio Etges, e foi eleito o Conselho Provincial, dando início ao Triênio 2010-2012
?Seguir Jesus Cristo do jeito de Maria, com audácia e fidelidade, sendo presença significativa, prioritariamente entre crianças e jovens empobrecidos?, foi o Objetivo- Geral apontado para o Triênio. Foram aprovadas também seis prioridades para a Província.

Vigário-Geral fala sobre a Província

Esteve presente no Capítulo, para dar posse ao novo Provincial, o Irmão Vigário-Geral, o escocês Joseph Mc Kee. Em entrevista à Ascomk, Ir. Joe, como prefere ser chamado, falou sobre sua percepção a respeito da Província Marista do Rio Grande do Sul . Antes de ser eleito Vigário-Geral (Vice- Superior-Geral), no 21º Capítulo do Instituto Marista, exercia a função de Provincial da Europa Centro-Oeste. Comunicativo, Ir. Joe tem fluência na língua portuguesa, fruto de seu trabalho missionário em Moçambique.

Sobre as viagens que começa a fazer ao redor do mundo, na função que lhe foi delegada pelo Capítulo Geral, Ir. Joe diz ser uma grande oportunidade para ter uma visão mais ampliada sobre a realidade do Instituto no mundo, especialmente na América Latina. ?No Rio Grande do Sul, estou conhecendo um pouco mais os Irmãos e as obras, a realidade da Província, a direção para o futuro dos Irmãos e missão nesta parte do mundo?, destacou.

Ir. Joe avalia que a Província é muito importante para o Brasil e o mundo Marista em função de sua grandeza e fecundidade evangélica, especialmente na área missionária, como vem desenvolvendo na África há várias décadas. ?Um grande desafio para os Irmãos e Leigos do Brasil é perceber que precisam se situar diante da internacionalidade do Instituto, pois o mundo é global. No Capítulo Geral falamos muito desta realidade internacional não somente por atuarmos em muitos países, mas por testemunhar que podemos viver juntos em comunidades intercontinentais?, ressaltou.

Afirmando ter um coração missionário e um ponto de vista que percebe o Instituto como ?do mundo?, Irmão Joe destaca que para os Irmãos e Leigos é fundamental compreender que a missão acontece em toda a parte. Esta é uma das mensagem do 21º Capítulo Geral, que dá continuidade ao Capítulo anterior ao ressaltar a necessidade de se compreender as necessidades de hoje para que se possa dar respostas concretas com fidelidade a Jesus, ao Evangelho e à própria Missão.

?Depois de verificadas as necessidades em cada lugar onde estamos presentes, precisamos ter a disponibilidade de respondê-las. Essa é nossa vocação marista, responder às necessidades do nosso tempo, como fez Champagnat na sua época?, concluiu Ir. Joseph.

PREV

Objetivo, Prioridades e novo Conselho Provin...

NEXT

Rosário e Hospital da Criança celebram o Na...