2011-06-07

Publicações da Rede Marista de Solidariedade da Prov. Brasil Centro-Sul

Bibliotecas: Centros de Informação e Cultura

O envolvimento de bibliotecários nos estudos sobre a prática em desenvolvimento e na identidade do educador resultou em novos paradigmas para a construção de projetos e sistematização de diretrizes comuns para a Rede de Solidariedade.

Neste movimento de ação-reflexão-ação, o acervo, o acesso a internet,

a contação de histórias, a mediação de leitura se estruturam em projetos com a participação do público. O princípio de construção coletiva, de planejamento e avaliação participativos e de escuta qualificada permitiram que as bibliotecas nos Centros Sociais se constituíssem em espaçotempo de produção de culturas, saberes, linguagens e  conhecimentos produzidos pelos sujeitos. A partilha de experiências entre a Rede Marista de Solidariedade e a Rede Marista de Colégios permitiu a ampliação dos cenários e repertórios.

 

ECA na Proposta Educativa: Olhares e Vozes

A publicação apresenta a sistematização dos estudos e algumas experiências desenvolvidas nas unidades educacionais da Associação Brasileira de Educação e Cultura, Associação Paranaense de Cultura e União Catarinense de Educação, visando ao compromisso com a promoção dos direitos da criança e do adolescente.

 

Ecos da Participação Infantil e Juvenil

Esta publicação, proposta pela Rede Marista de Solidariedade, sobre a participação Infantil e Juvenil, consubstancia concretamente as ideias e os ideais do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, sobre inúmeros e substantivos conceitos e concepções : de criar um projeto político pedagógico, capaz de emancipar e criar uma consciência crítica e criativa daqueles que participam efetivamente de nossos processos educativos.

 

Cores em composição na Educação Infantil

As reflexões e projetos apresentados nessa publicação nasceram de estudos e experiências vivenciadas por pesquisadores, educadores, crianças e famílias, resultando na geração de conhecimentos significativos, permeados pela escuta, pelo respeito e pelo afeto.

As reflexões e projetos apresentados nessa publicação nasceram de estudos e experiências vivenciadas por pesquisadores, educadores, crianças e famílias, resultando na geração de conhecimentos significativos, permeados pela escuta, pelo respeito e pelo afeto.

 Convidamos os atores que atuam na educação das infâncias a continuarem trazendo outras luzes para essa composição, e assim contribuam com suas experiências para o colorido dos novos caminhos dessa história. A  Rede Marista de Solidariedade está aberta para compartilhar sua trajetória e, juntos, atuarmos no fortalecimento dos direitos das infâncias.

PREV

Centenaire de la présence mariste à Madagas...

NEXT

PJM no coração e na conexão de Champagnat...