2020-05-26 BRAZIL

PUCRS e Rede Divina Providência firmam convênio que fortalece obstetrícia no Rio Grande do Sul  

Cooperação prevê atuação de estudantes, professores e pesquisadores da universidade e profissionais da rede hospitalar

Em convênio assinado no dia 25 de maio, a PUCRS soma forças ao conceito de maternidade humanizada, segura e resolutiva presente no DNA de atuação das irmãs da Rede de Saúde Divina Providência. A finalidade do convênio firmado entre as instituições católicas é estabelecer e regulamentar um programa de cooperação acadêmica nas áreas de atuação e interesse comuns, iniciando pelo campo de prática na área de obstetrícia.

Conforme o cronograma, já a partir de junho os estudantes de graduação e residência das escolas de Medicina e de Ciências da Saúde e da Vida (Esmed e ECSV) podem iniciar as questões operacionais de inserção em campo. Como o convênio abrange dois hospitais da Rede em Porto Alegre, o Divina Providência e o Independência, segundo o pró-reitor de Graduação e Educação Continuada da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, a médio prazo outras áreas poderão ser incluídas para práticas de outros cursos da universidade.

“Acreditamos que o desenvolvimento das pessoas tem forte conexão com nosso propósito de cuidado amoroso à vida. Neste contexto, esta parceria com a PUC, entidade que comunga de valores comuns aos nossos, faz todo o sentido, pois nos permite ampliar o impacto positivo de nossas ações, contribuindo para o enriquecimento de um ambiente estimulador da sólida formação pessoal humana e técnica, primeiramente no segmento materno infantil”, comenta o diretor de Propósito e Desenvolvimento da Rede Divina Providência, Mario Abílio Jaeger Neto.

O convênio inclui a realização de estudos e pesquisas, consultorias, conferências, publicações, realização de cursos e programas de capacitação, estágios e quaisquer outras atividades julgadas de interesse ou de conveniência pelos envolvidos nas áreas de saúde.

Segundo o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, este, que é o terceiro convênio firmado pela PUCRS com instituições hospitalares em 2020, amplia ainda mais a atuação da comunidade acadêmica nos atendimentos de Saúde da capital. “Atualmente são mais de cinco mil estudantes e profissionais da saúde em formação na PUCRS, e cada um destes convênios vai além da definição um campo de prática. Essa aproximação entre a universidade e os hospitais é, antes de tudo, um compromisso de desenvolvimento mútuo entre as instituições”, ressalta.

 

 

Reforço em diferentes áreas da saúde em Porto Alegre

Além deste, outros dois convênios recentes firmados pela PUCRS com hospitais da capital visam ampliar os campos de prática de profissionais de saúde em formação em 11 cursos de graduação e pós-graduação, além de qualificar os atendimentos à população e unir forças em pesquisas de alto impacto.

Com a Santa Casa, o propulsor é o projeto de desenvolvimento do Centro de Medicina Fetal desta instituição, que envolve toda a linha de cuidado na área materno-infantil e, com maior ênfase, às complexidades. Já o convênio firmado com o Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES) prevê atuação conjunta no setor de internação e emergência pediátrica. Eles se somam ao termo de cooperação para ensino já existente com a Secretaria Municipal de Saúde, que envolve os hospitais de Pronto Socorro (HPS) e Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV).

Para atuações específicas das escolas de Medicina e de Ciências da Saúde e da Vida (Esmed e ECSV), há ainda um convênio com o Grupo Hospitalar Conceição e outros 200 convênios com diferentes entidades e espaços de atenção à Saúde em Porto Alegre.

Na foto, da esquerda para a direita: o Diretor de Propósito e Desenvolvimento da Rede Divina Providência, Mario Abílio Jaeger Neto, o Coordenador do Centro de Ensino e Pesquisa da Rede Divina Providência, Murilo dos Santos Graeff, o Diretor Técnico Médico do Hospital Divina Providência, Willian Dalprá, a Decana associada da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, professora Marion Creutzberg, o Pró-reitor de Graduação e Educação Continuada da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, o Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, Relações Institucionais da PUCRS, professor Solimar dos Santos Amaro e Presidente da Sociedade Sulina Divina Providência, Irmã Inês Pretto.

PREV

Friday Notes Newsletter 522...

NEXT

Farol de esperança: painel sobre vocação e...