2011-06-23

Rede Marista de Solidariedade inaugura Centro Educacional em Curitiba

Novo espaço amplia serviços Maristas oferecidos à população da cidade

src=http://www.champagnat.org/shared/bau/curitiba2011_06.jpgA Rede Marista de Solidariedade inaugurou oficialmente no dia 21 de junho de 2011, o Centro Educacional Marista Curitiba. Localizado na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), à Avenida Raul Pompéia, n.º 188, o qual possui uma área de 3.819 metros quadrados e atende a mais de 500 pessoas com serviços de Educação Infantil, Qualificação Profissional, Apoio Socioeducativo, Orientação Sociofamiliar e Socioeconomia Solidária; além do Programa Biblioteca Interativa.

O novo espaço ampliou as atividades do Centro Social que a Rede Marista mantinha desde 2007 na Cidade Industrial de Curitiba e que se tornou uma referência no atendimento à população da região sul da cidade. O Centro Educacional amplia os serviços com a Educação Infantil para crianças de três meses a cinco anos de idade, usando a mesma proposta pedagógica que os Maristas aplicam na sua Rede de Colégios, reconhecida pela qualidade de ensino que oferece aos seus alunos.

Além da Educação Infantil, o Centro Educacional Marista Curitiba oferece serviços de qualificação profissional para adolescentes de 15 a 17 anos, na perspectiva de formação técnica, humana e cidadã; que aprendem a fazer o recondicionamento de computadores, o que propicia uma inserção no mercado de trabalho. Muitos que passam por esse curso acabam empregados por empresas parceiras do programa e que, em sua maioria, atuam no setor de informática.

O Centro promove, ainda, oficinas no serviço de Apoio Socioeducativo, com atividades no contraturno escolar, em quatro áreas do desenvolvimento pessoal: Comunicação, Artes Cênicas e Visuais, Jogos Cooperativos e Tecnologia. Por fim, o novo espaço da Rede Marista de Solidariedade mantém um serviço de Orientação Sociofamiliar e Socioeconomia Solidária que promove diversas atividades com as famílias com a intenção de desenvolver a cidadania e geração de renda, como artesanato com material reciclado. O Programa Biblioteca Interativa também está aberto à comunidade e desenvolve projetos de incentivo à leitura, como contação de histórias, além do acesso à internet.

Na ocasião, estiveram presentes a secretária de educação de Curitiba, Liliane Casagrande Sabbag, a qual representou o prefeito Luciano Ducci; Marilda Menegazzo, representando o secretário de Educação do Estado, Flávio Arns; representantes da mantenedora ABEC/UCE, diretoria e colaboradores da Rede Marista de Solidariedade, do Centro Educacional, família dos educandos e pessoas da comunidade. De acordo com a diretora da unidade, Suzana Friedrich, o Centro Educacional é um espaço educativo aberto à população para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. “Um diferencial que temos é conceber os serviços ofertados à comunidade pautados nos valores Maristas, que são a presença, o espírito de família, a justiça, a espiritualidade, o amor ao trabalho e a simplicidade”, destaca.

O principal foco do Centro Educacional Marista Curitiba é a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, com prioridade no atendimento desde a Educação Infantil até à Qualificação Profissional do jovem. Por isso, o Centro participa de vários fóruns de discussão sobre as políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente. “Somos membro do Fórum Regional de Aprendizagem, que reúne Empresas e Instituições Certificadoras de Curitiba e Região Metropolitana, participamos da Rede de Proteção à Infância da região, a fim de estabelecer parcerias com o poder público na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, e também com o setor privado, para a inserção dos jovens na aprendizagem profissional”, ressalta a diretora.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o índice de analfabetismo na área primária de influência do Centro Educacional Marista de Curitiba é superior a 6% da população com mais de cinco anos de idade. “É esta a realidade que queremos ajudar a mudar”, conclui Suzana Friedrich.

src=http://www.champagnat.org/shared/bau/curitiba2011_06a.jpg

PREV

Christian out and about in the Brisbane Regio...

NEXT

Capítulo en la Provincia Santa María de los...