2014-12-02

Vídeos da campanha ?Defenda-se? serão exibidos durante a programação da TV Escola

O conteúdo é voltado para crianças de 5 a 11 anos, com orientações sobre como elas podem se defender e pedir ajuda em casos de violência sexual

A partir de 1 de dezembro, serão veiculados durante a programação da TV Escola, plataforma de comunicação do Ministério da Educação, os vídeos da Campanha Defenda-se, criada pela Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância (CEDIN), para orientar diretamente as crianças com idade entre 5 e 11 anos sobre formas possíveis de se prevenir contra a violência sexual.

Segundo Vinícius Gallon, coordenador da campanha “Defenda-se” e responsável pela comunicação da unidade, esta parceria amplia a possibilidade de contribuir com as redes locais e educadores em território nacional no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

“O enfrentamento à violência sexual é um tema delicado e carregado de tabus, mas precisa ser incorporado pelas escolas. Quebrar o silêncio e informar as pessoas sobre o problema, além de prever nas práticas pedagógicas a educação sexual, são ações necessárias para enfrentar a violência sexual no país. Nesse sentido, acreditamos que a campanha Defenda-se pode contribuir na abertura do diálogo com as crianças, de forma educativa, amigável e apropriada para a idade. Com a parceria da TV Escola, os vídeos ficarão disponíveis para o uso de professores e educadores de todo o Brasil como ferramenta pedagógica para complemento de sua formação ou para uso em sala de aula”, declara.

Produzidos pela Lumen Comunicação, os vídeos contaram com o trabalho voluntário do ilustrador Gustavo Santos Silva e dos produtores de áudio da Tape it Easy. Estão disponíveis no canal do Youtube da Rede Marista de Solidariedade: http://www.youtube.com/playlist?list=PLrl6B1Ndk3huxnQYUSKtGwX9zuUMGihoo

As seis dicas das animações são:

1 – Não tenha medo nem vergonha de se defender: Sempre que algo estranho acontecer, a criança deve contar para algum adulto de confiança o que aconteceu, ou ligar para o número 100. Vale ressaltar que a violência sexual acontece principalmente dentro de casa e que essa pessoa de confiança pode não ser da família da criança.

2 – Proteja sua imagem: A criança deve estar sempre atenta às imagens que compartilha na internet e não deve se deixar fotografar ou filmar em situações que possam lhe causar constrangimento. Caso alguém tente convencê-la de que isso é algo legal de se fazer, a criança deve informar alguém de confiança ou ligar para o Disque 100 e contar tudo para a pessoa que atender.

3 – Não aceite carona de estranhos: Grande parte dos casos de exploração sexual acontece em situações onde a criança aceita carona de estranhos, seduzidas por doces, dinheiro ou uma conversa envolvente. Por isso, sempre que isso acontecer, a criança deve dizer não e buscar ajuda, relatando o que aconteceu a um adulto e ligando para o Dique 100.

4 – Não dê informações pessoais a quem você não conhece: seja em uma abordagem pessoal ou pela internet, a criança não deve fornecer informações pessoais para estranhos ou pessoas que ela não confie. Se alguém tentar persuadi-la para obter essas informações, ela deve contar a alguém de confiança e ligar para o número 100.

5 – Conheça e proteja o seu corpo: Todas as pessoas possuem partes do corpo que não devem ser mostradas ou tocadas por outras pessoas, mesmo que sejam da família ou conhecidas. Elas são chamadas de partes íntimas. Se alguém quiser mostrar, ver ou tocar nas partes íntimas da criança ela deve dizer não e contar para alguém em quem ela confie e ligar para o Disque 100.

6 – Não aceite dinheiro ou presente em troca de carinhos: A criança deve desconfiar de pessoas estranhas que lhe fizerem elogios, ofertas de brinquedo, dinheiro e outras coisas atrativas. Se isso acontecer, ela deve contar para uma pessoa de confiança, e discar o número 100.

Sobre a Rede Marista de Solidariedade
A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 25 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

Sobre o Grupo Marista / Província Brasil Centro-Sul
No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o
Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

PREV

Marist Brothers / Irmãos Maristas - Prov. Á...

NEXT

Online Advent retreat - Week 2 - Marist Young...