27 de fevereiro de 2024 BRASIL

UMBRASIL celebra a XX Assembleia Geral Ordinária

Entre os dias 19 e 21 fevereiro, em Brazlândia, ocorreu a Assembleia Geral Ordinária da União Marista do Brasil (UMBRASIL), com o objetivo de dialogar e deliberar sobre os projetos do Brasil Marista, bem como celebrar sua vigésima edição. O encontro contou com 21 Irmãos que representaram as 3 Províncias Maristas do país. Esta Assembleia teve como tema “De L´Hermitage a BrasíliaSomos família global com pertencimento e responsabilidade” e as foi iluminada pela passagem dos Atos dos Apóstolos: “Os que abraçavam a fé viviam unidos e possuíam tudo em comum’’.

A Assembleia Geral Ordinária da UMBRASIL ocorre anualmente e, além de apresentar os projetos para o ano vigente e futuro, é também um momento que promove a fraternidade entre os Irmãos Maristas.

Primeiro dia: acolhida, convivência e integração

No primeiro dia do encontro, os Irmãos participaram de um momento de integração conduzido pela Aldeia Academy, que teve como objetivo trabalhar a construção de uma identidade coletiva a partir de características e vivências dos próprios irmãos.

Na sequência, o psicólogo Neimar Sergio, realizou uma meditação guiada ao redor da fogueira, promovendo um momento de relaxamento e reflexão inspirado na construção de L´Hermitage.

Segundo dia: nomeações, reconfiguração do Instituto, projetos da UMBRASIL e celebração

O segundo dia começou com os atos regimentais nomeando a nova composição do Conselho Superior, Diretoria e Conselho Fiscal da UMBRASIL.

Conselho Superior da UMBRASIL:

• Ir. Deivis Alexandre Fischer (PMBSA) – reconduzido como Presidente do Conselho Superior
  • Ir. Dionísio Roberto Rodrigues (PMBSA)
  • Ir. Marcelo Bonhemberger (PMBSA)
  • Ir. José Assis Elias de Brito (PMBCN)
  • Ir. Adalberto Batista Amaral (PMBCN)
  • Ir. Iranilson Correia de Lima (PMBCN)
  • Ir. Antônio Benedito de Oliveira (PMBCS)
  • Ir. Rogério Renato Mateucci (PMBCS)
  • Ir. Vanderlei Siqueira dos Santos (PMBCS)

Em 2024, participarão do Conselho Superior, sem direito a voto, os Diretores José Augusto Júnior e Adilson Janovski da UMBRASIL; o Secretário Executivo da UMBRASIL; e o Presidente do CAD do Marista Brasil.

Conselho Fiscal da UMBRASIL 2024-2025

• Ir Lauri Heck (PMBSA) – presidente do Conselho Fiscal
  • Ir. Humberto Lima Gondim (PMBCN) – Conselheiro Secretário
  • Ir. Evilásio Tambosi (PMBCS)

Diretoria da UMBRASIL 2024-2025

• Ir. Adilson José Janovski (PMBCS) – Diretor-Presidente
  • Ir. José Augusto Junior (PMBCN) – Diretor-Tesoureiro
  • Ir. Marcelo Bonhemberger (PMBSA) – Diretor- Secretário
  • Leonardo Soares – Secretário Executivo

Na sequência, a Irmã Maria Inêz Furtado de Mendonça, da Congregação Filhas de Jesus falou aos Irmãos sobre processos de reconfiguração. Após a fala da Irmã, os Irmãos trabalharam por mesa com reflexões realizadas a partir de inquietações e intuições sobre esse processo.

Após explanação por parte dos assessores da UMBRASIL, sobre os projetos realizados em 2023 e a projeção para 2024, Leonardo Soares, Secretário Executivo da UMBRASIL apresentou o balanço de 2023, composto pelas propostas iniciais, as aprovadas e as executadas. Finalizado o exercício, os membros do Conselho Fiscal deram parecer favorável aos resultados do ano anterior e validaram o Orçamento 2024, constatando o alinhamento ao novo Planejamento Estratégico da UMBRASIL 2023/2025.

Os Irmão José de Assis e Leonardo Soares, respectivamente Provincial Coordenador e o Secretário Executivo da Região América Sul, apresentaram os principais avanços de 2023 na Região, reforçando a publicação do novo Planejamento Estratégico, o Guia de Trabalho para as equipes e as entregas previstas para 2024.

O segundo dia foi concluído com um jantar que contou com o Secretario da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Ricardo Hoepers, a Diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil, a Diretoria da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, os Diretores das unidades de educação marista da região e os Diretores da rede de escolas Marista Brasil.

Terceiro dia: missa, formação, Marista Brasil eencerramento

O terceiro dia começou com a celebração eucarística, animada pelo Colégio Marista Champagnat, de Taguatinga.

Após a celebração, Ricardo Mariz, diretor do Socioeducacional e Evangelização da rede de escolas Marista Brasil, descreveu a caminhada institucional da educação em 2023 e as metas para 2024.Na sequência, Irmão Natalino Souza e June Cruz, presidente do Conselho de Administração e superintendente da rede de escolas, respectivamente, apresentaram aos Irmãos os principais marcos do primeiro ano do Marista Brasil.

Finalizando a assembleia, o secretário executivo da UMBRASIL, Leonardo Soares, destacou a importância das deliberações da assembleia para o futuro da missão Marista, “é um momento de evidenciar a responsabilidade que trazemos nas nossas mãos, mãos cheias de esperança e fé que tem cultivado há mais de 200 anos a nossa missão. A UMBRASIL se alegra em poder dar visibilidade, viabilidade e implementação ao nosso sonho de construir redes para o Brasil Marista, Região América Sul e Instituto”.

Outras Vozes Maristas 41 e 42: Liderança Ser...

Jornada de formação marista para membros de...