2015-04-27

40 maristas participam do Congresso da Vida Consagrada, em Aparecida

Mais de dois mil e cem religiosas e religiosos de todas as regiões do Brasil, participaram nos dias 7 a 10 de abril de 2015, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, em Aparecida (SP), do Congresso Nacional da Vida Consagrada.

O evento teve como tema “Assumir o núcleo identitário da Vida Consagrada: Atitude Profética, Processo Mistagógico”. “Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho? (Lc 24,32) foi o lema escolhido à luz do tema do Ano da Vida Consagrada, proposto pelo Papa Francisco, “Vida Consagrada na Igreja hoje: Evangelho, Profecia e Esperança”.

Marcaram presença 4 bispos, entre os quais o Cardeal de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis e Dom Jaime Splenger, arcebispo de Porto Alegre e bispo referencial da CNBB para a Vida Consagrada no Brasil. Ele afirmou que a história da Igreja do Brasil devia ser escrita a partir da Vida Religiosa Consagrada, a quem ela deve muito. Dom Splenger disse, ainda, que a ardência do coração é própria de quem fez a experiência de Jesus Cristo, a partir do pobre. "Precisamos ser na Igreja uma vida consagrada que aqueça corações e dê testemunho; não tenhamos medo de ser quem somos e de amar o que fazemos", concluiu. 

O Congresso trouxe reflexões sobre as manifestações de Deus como mistério (a mistagogia) com provocações para os religiosos e religiosas. O tema foi assessorado por Rosemary Fernandes da Costa, assessora da CNBB e da Rede Celebra, que destacou a necessidade de voltar às fontes para melhor acolher o mistério de Deus. 

Na opinião da assessora, o grande desafio para a Vida Consagrada é focar em sua identidade. “Nós perdemos a água mais pura e ficamos bebendo água genérica, longe da fonte; mas se bebermos na água dos fundadores, da Patrística e do Evangelho, vamos encontrá-la”, disse. O que se faz necessário aos religiosos, afirma, “é voltar às fontes, não como uma medida nostálgica ou mecânica, de repetir como papagaio, mas retomando essa pureza, essa pérola que está na fonte e adaptando-a à realidade local”. Vários teólogos e teólogas abordaram diversas facetas da temática, ao longo da programação.

Participaram uns 40 Irmãos Maristas das diversas Províncias. A organização pode ser considerada perfeita, cabendo muito mérito à Diretoria nacional da CRB e às Assessorias, sob a presidência da Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro. Deve ser registrado o solene envio da Irmã Marlene Aparecida Avanci, médica, das Franciscanas da Providência de Deus, para integrar a Comunidade Intercongregacional do Haiti. 

Pode-se dizer que o Congresso foi marcado pela esperança, pela alegria, pela participação constante, e fortemente motivada. Houve grande troca de informações, publicações e felizes reencontros. Sem dúvida, foi fonte de entusiasmo, de esperança, de espírito missionário e de unidade para a Vida Religiosa nacional. 

class=imgshadow

PREV

Marists and todays Montagne (Br. Harry Prout ...

NEXT

Marist Brothers / Irmãos Maristas - Prov. Á...