2008-10-24

Arqui recebeu Bênção Apostólica do Papa Bento XVI

A comunidade educativa do Arqui recebeu na semana passada uma especial Bênção Apostólica do Papa Bento XVI por ocasião dos 150 Anos de Fundação e 100 Anos de Gestão Marista. Bênção anexa!
É preciso saber que uma bênção apostólica faz parte da tradição da nossa Igreja e encerra uma teologia muito profunda. Bênção vem da palavra bem. Anseio acalentado no coração de todo ser humano, vocacionado para o bem. Na Bíblia, bênção tem o sentido de bem-dizer, de louvar a Deus e, igualmente de receber a proteção e as graças de Deus. Por isso, a fonte e origem de toda bênção é Deus, bendito acima de tudo, que fez todas as coisas para cobrir de bênçãos as suas criaturas.

São Marcelino Champagnat, cativado pelo amor de Jesus e de Maria, experimentou desde cedo a bênção de Deus em sua vida, sobre o Instituto dos Irmãos Maristas das Escolas, sobre os colégios maristas por ele fundados. Repetidas vezes rezou e recomendou o Salmo 126, tamanha era a sua confiança na bênção de Deus: Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem (Sl 126,1). Não é sem razão que o título desse salmo é A fonte de todo bem, isto é, a bênção de Deus.

Muitas vezes, o nosso trabalho não produz o que esperamos e nossas obras não dão o fruto que planejamos, porque confiamos apenas em nós mesmos e nos esquecemos de pedir a Bênção dAquele que é o Senhor de tudo e de todos. Muitas vezes Deus permite que nossos projetos fracassem para que aprendamos que sem a Sua Bênção nada podemos fazer. Sem Mim, nada podeis fazer (Jo, 15, 5).

É próprio daquele que é humilde e modesto pedir a bênção de Deus para sua vida, empreendimentos e atividades. Da mesma forma, é próprio daquele que é orgulhoso e auto-suficiente contar apenas consigo mesmo e esquecer-se da graça de Deus. Ser simples, ser humilde é reconhecer que toda dádiva boa e todo dom perfeito vem de Alto: desce do Pai das Luzes (Tg 1,17).

São Marcelino Champagnat em seus ensinamentos dizia que o Papa é para o mundo espiritual o que o sol é para o mundo físico. As Constituições do Instituto dos Irmãos Maristas (10) recordam: Como São Marcelino, temos profundo respeito e amor ao Papa, em quem reconhecemos nosso Superior Supremo, ao manifestar a nossa fé e cooperação para a unidade do Corpo de Cristo pela adesão ao ensinamento e às diretivas da Igreja.

Sensibilizados, agradecemos ao Papa Bento XVI tamanho dom e lhe desejamos um abençoado governo pontifício. Que sua bênção, palavras e exemplo velem solícitas sobre nós e faça penetrar em nosso coração a verdade do Evangelho.

Que a bênção de Deus e do Papa permaneçam sobre o Arqui e o Ano Jubilar em curso, sobre os estudantes, educadores, pais, funcionários, dirigentes, antigos alunos, Irmãos e sobre os anos vindouros do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo.

_________
Irmão Benê Oliveira, fms

PREV

Toques do Tambor Amazônico 74...

NEXT

Info-Conseil Vol. III No 3 ? 22 octobre 2008...