2023-04-18 BRAZIL

Equipe de Brasil Centro Sul acompanha os sistemas informáticos do Instituto

A área de Tecnologia da Informação (TI) da Organização Religiosa da Província Brasil Cento-Sul se encarrega do desenvolvimento do SysFMS, o sistema integrado de informações globais para o Instituto Marista. Durante esta semana, está participando da Assembleia de Coordenadores Provinciais de Voluntariado (CPVs) e a partir de 23 de abril estará na Casa Geral..

 

Primeira parada: treinamento do SysFMS – Nexus – em L’Hermitage

Entre os dias 17 e 22 de abril, a analista de sistemas de TI Priscila Staniski e o coordenador de TI e do projeto SysFMS, Juliano Teixeira, irĂŁo ministrar um treinamento para Coordenadores Provinciais de Voluntariado de todas as provĂ­ncias e distritos maristas do mundo, apresentando as novas funcionalidades do Nexus, que Ă© um dos mĂłdulos do SysFMS, direcionado para gestĂŁo do Voluntariado Internacional.

“A ideia é que, a partir do treinamento, os coordenadores se sintam mais preparados para utilizar o sistema, e, com isso, tenham mais facilidade na seleção e direcionamento de interessados no programa internacional de voluntariado”, explica Teixeira.

O Nexus, que já está na terceira versão, foi criado para o Instituto Marista com o foco de desenvolver uma plataforma que ajude a colocar em sintonia o voluntário com os locais de voluntariado.

A versão ainda está em fase de ajustes, porém, já pode ser considerada mais segura, automatizada, e com novos módulos que permitem compartilhamento de arquivos entre o Departamento de Colaboração para Missão Internacional (CMI) e os Coordenadores Provinciais de Voluntariado (CPVs).

Vale ressaltar que o treinamento será bilíngue, ministrado em inglês por Juliano Teixeira e em espanhol por Priscila Staniski.

 

Segunda parada: Instituto Marista em Roma, na Itália

Após os primeiros dias de treinamento na França, a viagem se estende por mais quatro semanas para a equipe em Roma, na Itália. Junto à Secretaria Geral e arquivodo Instituto Marista, Priscila terá como primeiro objetivo realizar ajustes e atualizações de dados e registros no Sistema Kosmos, parte do Portal SysFMS.

Como segundo objetivo, Priscila irá iniciar o projeto de reestruturação do Sistema Kosmos, realizando as etapas de modelagem do projeto, mapeamento de tipos de usuário, proposição de valor da solução, navegação e telas.

Aproveitando a estadia na Casa Geral, Juliano e Priscila irão realizar conversas com as demais áreas atendidas pelo projeto informático, interagindo com o Secretariado de Educação e Evangelização, Economato Geral, CMI e Comunicação, mapeando demandas, necessidades e oportunidades.

 

Portal SysFMS

Veja o vĂ­deo sobre o Sys FMS

A equipe TI está trabalhando no desenvolvimento do Sistema SysFMS, que é composto pelos módulos Administratio, Domus, Kosmos, Missio e Nexus. O SysFms é resultado de uma jornada que teve início em 2014.

Com a finalidade de organizar, integrar e preservar os dados dos Irmãos Maristas, o Instituto Marista tem implantado e aprimorado novos sistemas e soluções. Esse sistema interliga informações de todas as províncias Maristas do mundo.

Expectativa da equipe

Priscila Staniski conta que é a sua primeira vez em L’Hermitage e está animada para conhecer o local. “Vou fazer nove anos de casa este ano e sempre trabalhei no SysFMS. Além da viagem ser uma importante oportunidade profissional, estou ansiosa para conhecer de perto tudo aquilo que hoje faz parte do imaginário da história de Champagnat”, reflete. Juliano Teixeira também está animado para conhecer o berço do Carisma Marista e por ministrar o treinamento em um local com tanto significado.

PREV

East Asia Marist Life Newsletter - Volume 02,...

NEXT

Boletin Provincial MĂ©xico Central NÂş 96...