2021-08-16 BRAZIL

UMBRASIL promove o II Fórum Marista de Educação Infantil

UMBRASILNo dia 21 de agosto acontecerá o II Fórum Marista de Educação Infantil. O evento será transmitido pelo canal de Youtube da UMBRASIL e é destinado aos gestores, professores e pastoralistas que atuam na Educação Infantil dos Colégios do Brasil Marista; bem como de outros colégios e Redes de Educação Básica, pública e privada, estudantes e professores de Graduação e Pós-Graduação em Educação.

Essa edição terá como tema: Criança nossa prioridade absoluta: A potência dos saberes da 1ª infância. A programação contará com a palestra de Francesco Tonucci, pensador e pedagogo italiano, que é uma das vozes mais ativas e influentes do mundo, no que diz respeito à participação social da infância, na discussão pública sobre o futuro das cidades. A mediação desse espaço será feita pela Maria Carmem Barbosa, doutora em Educação.

A partir do ano de 2020, ano marcado, no Brasil e no mundo, como atípico em relação à organização da vida das pessoas, das relações, dos trabalhos e do cotidiano, nossas instituições educativas foram chamadas a se adaptar rapidamente para uma oferta virtual/remota das atividades educativas presenciais. Diante deste contexto, o segmento da Educação Infantil foi afetado profundamente e vivenciou um dos seus maiores desafios, com a privação das crianças da exploração ativa e livre de diversos espaços escolares e da convivência física com os colegas, com os professores.

Assim, o Fórum objetiva oportunizar reflexões sobre propostas pedagógicas da Educação Infantil, ancoradas nos direitos de aprendizagem, presentes na legislação brasileira e nos documentos institucionais do Brasil Marista, ressaltando o lugar protagonista das infâncias.

Para a assessora de Educação da UMBRASIL, Michelle Jordão, o evento é uma “oportunidade de dialogar e prospectar sobre novas possibilidades de situações de aprendizagem para as crianças, a partir da compreensão do processo de educação e cuidado das crianças como exercício cotidiano de criação, de potência e de humanização”.

A UMBRASIL tem sido um marco diferencial na promoção e organização de eventos educacionais que visam não só a capacitação profissional do educador, mas também busca ser espaço para confraternizações e trocas de experiências entre as escolas maristas e outras escolas/rede.

O evento será aberto ao público em geral e contará com tradução simultânea.

UMBRASIL

PREV

Marist News Bits - Issue No. 37...

NEXT

Marist Province of West Africa — News Bulle...