6 de novembro de 2019 ÁFRICA DO SUL

Um espaço de esperança em Atlantis

Um farol de esperança em Atlantis é o Santuário St. Clare’s. A instituição, fundada pelas Irmãs da Santa Cruz, conta com duas assistentes sociais (Lynette Marrian e Nikita Adams) e três funcionárias “house-mothers”. Por um período de três meses, o Santuário recebe mulheres que sofreram violência doméstica ou sexual e seus filhos. Essas mulheres recebem os recursos psicológicos e espirituais necessários para restaurar sua dignidade, reconstruir suas vidas e receber ajuda prática para encontrar um emprego ou um lugar alternativo para morar.

Desde maio de 2019, María Bobillo Añel (Espanha) e Juliana Fontoura (Brasil), da Comunidade Lavalla200> Atlantis, colaboram duas vezes por semana no Santuário, oferecendo atividades educacionais e recreativas, como meditação, ioga, artes e artesanato, costura, culinária (padaria e confeitaria), música e dança.

Em outubro, duas atividades especiais foram destaque para as mulheres. A primeira atividade foi um "dia de beleza" que visava restaurar a autoestima das mulheres e aprimorar o senso de sua própria feminilidade. A atividade incluiu maquiagem, unhas, penteados e vestidos de festa. No final do dia houve um desfile de moda. A segunda atividade proposta foi o "dia cultural". A cada semana, um país diferente é contemplado. O primeiro país escolhido foi a África do Sul. As mulheres apresentaram seu país, cantaram o hino nacional e prepararam comidas típicas (bobotie e sanduíche de Gatsby). Houve também um momento musical em que todos cantaram a música "We are the world". Nas próximas semanas, as voluntárias organizarão um dia cultural do Brasil e da Espanha.

 Para Juliana e María, o trabalho no Santuário é muito gratificante. "Trabalhar neste contexto novo e sensível é um processo contínuo de aprendizado. Passar tempo com essas mulheres e seus filhos é uma verdadeira alegria. Estamos muito felizes por ter a oportunidade de colaborar de alguma maneira com essas mulheres quando precisam lidar com essa experiência traumática e dolorosa em suas vidas”.

ANTERIOR

As crianças no centro da proteção...

PRÓXIMO

Irmãos Ángel Medina Bermudez e Lindley Hala...