Carta a Marcelino

Pe. De Larochette

1837-09-11

Trata-se de mais um pedido de Irmãos para a abertura de escola primária. A carta foi expedida de Saint-Etienne. O Pe. de Larochette, do qual não temos maiores informações, pode ter sido o responsável de alguma paróquia da cidade, ou da paróquia de la Pallue, citada na carta, situada fora de Saint-Etienne. Diz o sacerdote: ?Até agora nada me foi concedido; espero ser tratado mais favoravelmente em vista dos candidatos que lhe enviamos?. A frase deixa supor que já tinha feito outros pedidos ao Pe. Champagnat. Quanto aos candidatos da região, podemos citar uma carta do Fundador dirigida ao Pe. Froget, pároco de Saint-Etienne, que fala de um menino acolhido em l?Hermitage (Lettres, doc. 84). Na verdade, além de Valbenoîte, a atuação dos Irmãos na área de Saint-Etienne foi pouca. Somente em 1843, após a morte do Fundador, os Irmãos assumiram aí uma casa para meninos órfãos ou pobres, conhecida como ?Providence Saint-Etienne?.

St. Etienne, 11 de setembro de 1837.

Senhor superior:

Venho solicitar um estabelecimento dos vossos Irmãos para uma paróquia que, com instância, pede este favor. A paróquia oferece 1.000 francos, sem renda, casa apropriada, mobília completa, qualidade de professor comunal; almas piedosas farão mais, se necessário. Essa paróquia, chamada La Pallue, fica sobre a estrada de Lião a Avignon, nos confins da diocese de Valence e Avignon; não está muito distante da vossa casa de Côte-St. André.

Devo fazer-vos observar, senhor, que até o presente nada me concedestes. Ouso ter a esperança de que, esta vez, me tratareis mais favoravelmente e que fareis até o impossível para atender-me. Afigura-se-me ter algum direito às vossas boas graças pela solicitude com que envio candidatos à vossa Sociedade.

Por fineza, acolhei a minha petição e aceitai a respeitosa reverência, caro superior, do vosso dedicado
DE LAROCHETTE.

Edição: S. Marcelino Champagnat: Cartas recebidas. Ivo Strobino e Virgílio Balestro (org.) Ed. Champagnat, 2002

fonte: AFM 129.35

ANTERIOR

Carta a Marcelino...

PRÓXIMO

Carta a Marcelino...