2020-04-28 BRAZIL

Paulino Ignácio Jacob

Paulino Ignácio JacobO Ir. Antonio Benedito de Oliveira, Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul, e o Ir. Pedro Wolter, Animador da Residência Marista São José, comunicam com pesar o falecimento do Ir. Paulino Ignácio Jacob, ocorrido na tarde de hoje, 28 de abril de 2020, no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, PR.

O Ir. Paulino tinha 87 anos de idade e 69 anos de Vida Religiosa Consagrada Marista.


Nascido no município de Rio das Pedras, SP, em 22 de agosto de 1932, era filho de José Jacob e de Catharina Defavari. Entrou no Centro de Formação, em Ribeirão Preto, SP, em  1944. Fez o Noviciado Marista em Mendes, RJ, e professou os Primeiros Votos no dia 20 de dezembro de 1950. Os Votos Perpétuos foram emitidos em Mendes, RJ, no dia 22 de dezembro de 1955.

É difícil e comprometedor definir uma pessoa, e mais comprometedor ainda é definir e qualificar a nós mesmos, pois sempre tocamos o mistério que é cada pessoa. Penso que somos, em muito, o que foi a nossa história pessoal de vida. A experiência de morte e perda de alguém querido e que amamos é sempre dolorida e deixa um vazio profundo no coração da gente. Mas assumida na fé e integrada na vida, nos humaniza, nos torna mais sensíveis aos outros.

O Ir. Paulino nasceu e cresceu num ambiente familiar muito religioso. Ele dizia que o espírito muito religioso dos pais e o amor deles à Igreja foram determinantes na sua opção vocacional. Dedicou anos ininterruptos da sua vida à Formação dos Irmãos, notadamente do Noviciado. Era versado na língua francesa, sempre ocupado com as traduções. Dotado de grande paixão pela música, pela liturgia, orações e celebrações bem preparadas, lá estava o saudoso Ir. Paulino no coro dando os acordes das Laudes, Vésperas, ofício das Leituras, Eucaristias, solenidades, etc. Por onde passou, procurou incutir a formação musical, sempre cultivando-a como um serviço e forma de colocar à disposição dos outros os dons que recebera gratuitamente de Deus. Realmente, uma “vida pela música”, traço visível da sua personalidade: calmo, bondoso e bem humorado na maneira de falar e de acolher as pessoas.

Esse querido IrmĂŁo foi Mestre de Noviços da minha turma, como de tantas outras. Era pessoa simples, sincera, sensĂ­vel, Ă s vezes tĂ­mido, responsável, preocupado, perspicaz, um religioso marista fiel, estudioso, entusiasta e forte no acompanhamento e orientação dos jovens formandos… Estou seguro de que ele deixou marcas profundas no ser, na maneira de viver, de olhar a vida, a vocação e a missĂŁo de um IrmĂŁo Marista.

Pela sua proximidade e interlocução com os jovens formandos, tinha intuição fina para apontar a coerência entre o ser, o agir e o viver. O determinante, dizia ele, é sempre o testemunho de vida: simples, humilde, sóbria e alegre; e que comporta desafios a serem superados e vencidos. Para ele a descoberta de um Amor Absoluto na vida, era sempre o encontro de uma pérola preciosa, pela qual vale a pena vender tudo o que se tem, para possuí- la, cf. disse Jesus.

Expressamos sentimentos de pesar à Comunidade Marista São José e a todos os seus familiares e amigos. Rezamos pelo seu descanso eterno, pela paz em Deus e que a luz perpetua o ilumine.

Nós o confiamos aos Sagrados Corações de Jesus e de Maria.

_______________________

Ir. BenĂŞ Oliveira, fms – Provincial

PREV

José Alcalde García...

NEXT

Jean-Paul Fortin...