12 de maio de 2020 MALAWI

Maristas promovem o empoderamento de meninas para evitar a evasão escolar

Preocupados com a situação das meninas no Malawi, os Maristas de Champagnat estão atualmente implementando dois projetos no Malawi que têm como objetivo principal o empoderamento das meninas por meio da educação para superar a violência de gênero e o casamento infantil.

Os dois projetos maristas – “Clubes de empoderamento de meninas na Escola Aberta St. Charles Lwanga” e “Grupo de Mães Likuni” – visam a aumentar a taxa de retenção e conclusão escolar entre as meninas.

De acordo com o Censo da População e Habitação do Malawi, em 2018, 4 em cada 10 meninas se casam antes dos 18 anos de idade e 3 em cada 10 meninas têm seu primeiro filho antes dos 18 anos.

O projeto do “Grupo de Mães Likuni” fornece capacitação para as mulheres afim de desenvolver habilidades. Uma parte do grupo de Mães é composta por mulheres que abandonaram a escola quando eram adolescentes e que agora retomaram seus estudos graças ao programa “Escola Aberta”.

Os maristas trabalham em colaboração com outros líderes religiosos e instituições locais que promovem os direitos da criança no Malawi, como a “Autoridade para Proteção da Criança” e o “Conselho da rede de Juventude”, uma organização local que promove o bem-estar de grupos desfavorecidos de sociedade, especialmente as mulheres.

Durante os primeiros dois meses (janeiro e fevereiro de 2020), campanhas de conscientização foram realizadas na “Escola Secundária St Charles Lwanga”, como parte do projeto promovido pelos “Clubes de empoderamento das meninas”. Por outro lado, as mulheres do “Grupo de Mães de Likuni” realizaram reuniões para identificar meninas que abandonaram a escola ou correm o risco de abandonar seus estudos: o objetivo é trazê-las de volta à sala de aula e apoiá-las através de um plano de desenvolvimento.

Ambos os projetos, “Clubes de Empoderamento para Meninas na Escola Aberta St Charles Lwanga” e “Grupo de Mães Likuni” foram financiados pela Misean Cara com o apoio da FMSI. O Irmão Francis Jumbe os dirige em sinergia com o programa “Novos Horizontes”, que envolve toda a Província da África do Sul.


A FMSI é uma fundação criada pelo Instituto dos Irmãos Maristas para promover e cuidar dos direitos das crianças. A FMSI realiza a sua missão por meio de atividades de advocacy e de lobbying e com projetos em países nos quais os Irmãos Maristas estão presentes.

A FMSI foi constituída em 2007, na Itália, come organização não lucrativa de utilidade social (ONLUS). Desde 2011 tem status consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social (ECOSOC) das Nações Unidas.

A FMSI é membro de: Bureau International Catholique de l’Enfance (BICE), Centre Catholique International de Genève (CCIG), Child Rights Connect, Movimiento Mundial por la Infancia de Latinoamérica y El Caribe, FOCSIV (Federação das Organizações Cristãs Serviço Internacional Voluntário), Observatorio Niñez y Adolescencia (ONA), Santiago de Chile.

ANTERIOR

Um abrigo para os desabrigados em Los Molinos...

PRÓXIMO

Webinar sobre cenários e oportunidades para ...