24 de fevereiro de 2023 ESPANHA

Jornada da inovação da Província Ibérica

A Província Ibérica realizou a 10ª Conferência Maristas Ibérica de Inovação, nos dias 15 e 16 de fevereiro, com 30 educadores das obras da Província. Javier Bahón Gómez, CEO do TÚinnovas, um laboratório internacional de inovação e formação educacional, esteve presente nestes dias em Lardero (La Rioja) para assessorar o encontro.

Nesta conferência, Javier transmitiu várias ideias-chave baseadas nos seguintes tópicos: situações de aprendizagem, estratégias de pensamento e avaliação de competência.  Por um lado, o pessoal docente deve ser claro sobre quais são os faróis de seu centro educacional, da instituição educacional: “Nas escolas, sempre adotamos a posição de cada professor com seu próprio livro e, a longo prazo, isto nos levou a estarmos muito desconectados”, diz Javier. “Diante de uma tarefa tão complexa, devemos sempre trabalhar em equipe, unir forças e ser coerentes com o projeto educacional que queremos e com o perfil da pessoa que queremos educar”.

Por outro lado, sublinhou o assessor, “somente o cérebro ativo aprende”. É ele que tem que desenvolver todas as suas capacidades e só desenvolve as capacidades que pratica”. Há alguns anos, foram dados passos para aproximar muito mais a realidade das escolas desta necessidade de educação significativa, baseada na aprendizagem para a vida real, onde os alunos não só aprendem conteúdo conceitual, mas também as habilidades que, com base neste conteúdo, devem desenvolver para enfrentar o mundo líquido e mutável em que vivem.

Javier concluiu: “quando falamos de educar para a vida, estamos falando de educar para a vida, estamos falando de educar para as competências. E para isso, minha capacidade de pensar de forma flexível, de ter flexibilidade cognitiva e flexibilidade emocional, é mais muito útil”.

ANTERIOR

Assembleia Vocacional de Compostela...

PRÓXIMO

Continua o trabalho de revisão do Documento ...