30 de janeiro de 2024 CASA GERAL

Lançamento do Ano Jubilar do México Marista

Repositorio México Central | México Occidental: H. Basilio | 125 años

Os irmãos provinciais Luis Felipe Gonzáles, do México Central, e Luiz Enrique Rodríguez, do México Ocidental, lançaram o Ano Jubilar do México Marista no dia 23 de janeiro, para comemorar os 125 anos da presença dos Maristas de Champagnat no país e celebrar os 100 anos do nascimento do Irmão Basílio Rueda Guzmán, Servo de Deus. Obras e Maristas de todo o México se conectaram pessoalmente para o evento virtual.

Em suas mensagens, os dois provinciais do México saudaram e agradeceram aos irmãos e aos leigos maristas das comunidades educativas, missões e obras sociais. E falaram sobre os dois elementos do jubileu.

“Há 125 anos, os primeiros irmãos maristas – enviados ao México – chegaram para iniciar o projeto de Marcelino nestas terras: ‘todas as dioceses estão em nossos planos’. E desde então, temos vivido – na história das nossas províncias – muitos acontecimentos interessantes. Mas, o mais interessante é que nos trouxeram o carisma de Marcelino, aquele que temos vivido, que temos promovido, que temos procurado dar a conhecer. Muitos passaram pelas nossas escolas, muitos leigos, muitos irmãos, aos quais neste momento estamos gratos. Este é o primeiro elemento pelo qual celebramos este jubileu: 125 anos de presença dos irmãos Maristas no México”, disse o Ir. Luiz Enrique, provincial do México Ocidental.

“Outro elemento de grande alegria para nós é poder celebrar os 100 anos de nascimento do nosso querido Irmão Basílio Rueda, um irmão universal, um irmão para o mundo, para o Instituto em geral. Além do seu apostolado entre nós, foi eleito superior geral, e foi o primeiro superior não francófono, e passou dois períodos como superior geral, num momento complexo para a Igreja e para a vida religiosa, logo após o Concílio Vaticano II, em que ele teve que assumir e nos acompanhar nesta jornada. Seu legado continua vivo entre nós”, disse o Ir. Luis Felipe, provincial do México Central.

O evento online também foi marcado por diversas homenagens, danças, musicais e apresentações de diversas instituições educativas Maristas do México. “Que possamos ter consciência de como em cada cidade geramos uma vida marista alegre, generosa e comprometida”, disse o Ir. Sergio Cáceres, do México Ocidental.

Após o lançamento do Ano Jubilar do México (ver vídeo), que tem como lema “Gratidão, audácia e confiança”, os Maristas programaram outros 3 eventos:

  • a comemoração da chegada dos Irmãos Maristas ao México, no dia 20 de maio;  
  • o aniversário de nascimento do Irmão Basílio, em 16 de outubro
  • e o Encerramento do Ano Jubilar Marista, de 26 a 31 de dezembro, com um retiro interprovincial.  
125 anos de presença marista no México

Os três irmãos pioneiros (Pedro Damián, Anselmo e Filogorino) chegaram da França a Guadalajara em 21 de julho de 1899. Após sua chegada, os irmãos Maristas iniciaram um ano letivo no colégio Imaculada naquele mesmo ano. A maioria das escolas, naquela época, era de nível primário. Fundaram também escolas de artes e ofícios, vários internatos, quatro escolas preparatórias (que na época equivaliam ao ensino secundário), uma comunidade missionária itinerante e uma editora.

Desde o início, os irmãos maristas se comprometeram a promover as vocações maristas no México e estabeleceram casas de formação.

Atualmente, 125 anos depois, os Maristas de Champagnat estão presentes em 22 estados do México, contam com 36.632 alunos, 3.986 professores e pessoal de apoio, e possuem 134 obras educativas maristas nas duas províncias do México, incluindo centros de educação pré-escolar (12), escolas primárias (32), escolas secundárias (36), escolas preparatórias (30), universidades (5), internatos (2), obras sociais (13) e casa de formação para irmãos (4).

100 anos do Nascimento do Irmão Basilio Rueda Guzmán

O Irmão Basilio nasceu em 16 de outubro de 1924 em Acatlán de Juárez, México. Desde a juventude escolheu o caminho do serviço e abraçou a vocação marista, destacando-se pela dedicação, sabedoria, espírito inovador e profundidade espiritual.

Em 24 de setembro de 1967 foi eleito Superior Geral e reeleito em 1976. Durante 18 anos como Superior Geral, percorreu os cinco continentes, semeando esperança, e convidou os irmãos a tornarem possíveis as mudanças pregadas pela Igreja no Concílio Vaticano II.

Num período de tanta turbulência viajou milhares de quilômetros, pregou centenas de retiros, deu muitas conferências, realizou muitas pesquisas, escreveu mais de 2.500 páginas de circulares, acompanhou espiritualmente muitos Irmãos e outras pessoas e escreveu mais de 50.000 cartas a sacerdotes, amigos, ex-alunos e Irmãos. A sua experiência humana foi uma das mais ricas e por isso ele se tornou uma autoridade a quem as pessoas recorriam com prazer.

Em 1986 retornou ao México e continuou seu trabalho como conselheiro espiritual e mestre de noviços. Ele morreu em 21 de janeiro de 1996.

ANTERIOR

Terremoto em Aleppo: um ano depois...

PRÓXIMO

Espiritualidade do Coração é tema de progr...