5 de junho de 2024 URUGUAI

300 educadores, irmãos, leigos y leigas, celebram os 90 anos de presença marista no Uruguai

Como parte das celebrações dos 90 anos de presença marista no Uruguai, Província Cruz del Sur, cerca de 300 educadores das sete obras maristas do país, junto com representantes da Província e do Instituto, realizaram as Jornadas Pedagógicas Maristas, de 31 de maio a 1º de junho, para refletir juntos sobre os desafios da educação atual e os processos de inovação educativa.

O Ir. Luis Carlos Gutiérrez, Vigário Geral, participou da primeira jornada, realizada na Universidade Católica do Uruguai. Teresa Puchades, da Fundação Trilema, pedagoga e especialista em questões educacionais, também esteve presente e falou sobre educação. Por sua vez, os jovens das obras educacionais também participaram e contribuíram com suas reflexões e perguntas.

No segundo dia, realizado na escola Zorrilla, o Ir. Luis Carlos falou sobre “Liderança profética e servidora”. Em seguida, através de oficinas vivenciais, foram apresentadas experiências de aprendizagem e documentação pedagógica sobre a caminhada marista no Uruguai, com o objetivo de avançar nos desafios-horizontes que foram traçados. Foram apresentadas 20 experiências de aprendizagem que estão sendo desenvolvidas em centros educativos, para acompanhar e educar mais de 3.000 crianças, adolescentes e jovens.

Em ambos os dias, estiveram presentes as equipes de gestão e os coordenadores gerais das obras, além do Ir. Rául Schonfeld, provincial de Cruz del Sur, do Ir. José Kuhm, vice provincial, do Ir. Alberto Aparício, conselheiro provincial, do Ir. Marcelo De Brito, coordenador do Conselho da Missão e conselheiro provincial, e do Ir. Juan Walder, da comunidade dos Irmãos Maristas do Uruguai.

As duas jornadas pedagógicas, com o lema “E𝒅𝒖𝒄𝒂𝒓 e amar”, serviram para renovar o compromisso dos maristas do setor com a missão e a vocação de serem educadores, alunos e famílias. E para manter vivo o sonho de Marcelino Champagnat: a educação como forma de amar e evangelizar.

Presença marista no Uruguai

Os centros educativos e as residências no Uruguai são os seguintes:

  • Colégio Santa María (Montevidéu)
  • Colégio Juan Zorrilla de San Martín (Montevidéu)
  • CAIF Pequeña Semilla-Hogar Marista Km.16 – Centro Educacional Comunitário (Montevidéu)
  • Escola San Luis (Durazno)
  • Clube de crianças “Tres violetas” – Centro Educativo Comunitario (Durazno)
  • Escola San Luis (Pando, Canelones)
  • Casa de retiro (La Floresta, Canelones)

Três irmãos vivem no país trabalhando com os leigos maristas: Juan Walder, José Kuhm e Alberto Aparicio.

ANTERIOR

O Conselho Provincial da Província Star of t...

PRÓXIMO

Primeira semana do programa Gier 2024...