5 de junho de 2024 CASA GERAL

Primeira semana do programa Gier 2024

Fotos em Facebook

Desde o último dia 28 de maio, 15 irmãos de 8 Unidades Administrativas, estão participando ao programa de formação permanente Gier 2024. Esta é a quarta edição do programa, que é destinado a  irmãos que fizeram sua profissão perpétua nos últimos 5-10 anos. É um programa intercultural que ajuda os participantes a experimentarem concretamente o fato de ser uma família global. Várias atividades foram realizadas durante os primeiros dias, coordenadas pelo Ir. Tony Leon e pelos directores del Secretariado Irmãos Hoje. Em seguida, o Ir. Francisco Arnold, da Província Brasil Sul-Amazônia, um dos participantes do programa, conta a experiência vivida durante a primeira semana do programa.


Vim para o programa GIER 2024 com a expectativa de conhecer novos lugares e Irmãos de outros países. Nos primeiros minutos aqui já fui surpreendido pela acolhida de irmãos dos mais diversos lugares e de línguas tão distintas da minha. Essa está sendo uma das experiências mais incríveis e emocionantes que tenho vivido: um país diferente que me acolhe, convivendo com Irmãos de culturas tão distintas, que abriram as portas do meu coração para viver a experiência multicultural e mergulhar em águas mais profundas. Hoje, 5 de junho, vamos conhecer o Papa Francisco e, dentro de alguns dias, os lugares onde Champagnat começou a sonhar os maristas em todos os lugares do mundo.

É muito especial poder vivencia diversos lugares do mundo que Champagnat sonhava, com culturas, comidas e línguas diversas, que as vezes me confundem. Tudo isso em um mesmo lugar, na mesma casa, sob o mesmo teto e aos pés ou sob o manto da Boa Mãe, em Roma.

O que caracteriza o encontro é a autoajuda, o respeito, a compreensão. E a língua que melhor funciona é a linguagem do amor, da doação e o sair da zona de conforto. Tudo inspirados por nosso pai Champagnat e os exemplos de bons Irmãos que nos precederam.

Esta experiência do programa Gier, com certeza, provocou um grande impacto e me está transformando em um ser humano mais humanizado, melhor, chamado a gastar as energias de maneira integral na evangelização e na transformação de tantas vidas, que não mais encontram sentido, os Montagnes do século XXI, aqueles pelos quais nosso amigo Jesus Cristo tem o maior carinho e ternura.

ANTERIOR

300 educadores, irmãos, leigos y leigas, cel...

PRÓXIMO

Webinar: Seguindo os passos de Marcelino Cham...